Unaí mais segura

por Daniel Salgado publicado 25/06/2019 16h34, última modificação 14/08/2020 16h46
Vereadores se reúnem com Comandante da 16ª RPM para falar sobre nova companhia no Bairro Cachoeira

Na tarde do dia 24 de junho, após a 21ª Reunião ordinária da Câmara Municipal, os vereadores de Unaí receberam o comandante da 16ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel José Reinaldo Parreira para uma reunião no gabinete da presidência. A intenção do Coronel era apresentar o “Projeto de reestruturação da 16ª RPM”, que consiste na conclusão da obra da nova sede do 28º Batalhão de Polícia Militar e da 93ª Companhia de Polícia Militar em Unaí. A nova sede será situada no Bairro Cachoeira, na esquina da Avenida Vereador João Narciso com a Rua Acácio Afonso dos Reis, no Bairro Cachoeira.

O Coronel Reinaldo também destacou a baixa vertiginosa nos números de violência em todo o estado. Números positivos que também refletem os bons serviços prestados pela Polícia Militar, na contenção do crime organizado. “Os números tem sido favoráveis para a polícia, mas sobretudo para população. Entretanto, se quisermos avançar ainda mais, precisamos construir esta nova sede e reestruturar a nossa polícia”, afirmou o coronel.

A ideia da construção da nova sede agradou os vereadores, que prontamente se comprometeram a contribuir para a realização desta obra. A ajuda virá por meio de emenda parlamentar. O montante necessário para a construção é grande e, por isso, será necessário um trabalho conjunto dos vereadores, como sugeriu o vereador Valdir Porto (PTB). Cada vereador presente na reunião se comprometeu a rever as suas contas e disponibilizar parte de sua emenda para que a cidade de Unaí possa receber este empreendimento. “Devido ao avanço do Projeto de Lei referente ao orçamento, alguns cálculos deverão ser feitos para que se possa atender esta demanda, pois muitos vereadores já haviam se comprometido com entidades”, disse o vereador Paulo Cesar Rodrigues (PSL), que também deixou claro que apoia a iniciativa. O vereador Eugênio Ferreira MDB também lembrou que existe sempre a possibilidade de se conseguir verbas através de emendas parlamentares estaduais e federais.

Caso a obra se concretize, um grande número de cidadãos poderá ser beneficiado, uma vez que a região possui comércio bem ativo, além de faculdades, creches, entre outros. Segundo o vereador Paulo Arara (PSB), o projeto já é sonhado há muito pelos moradores do bairro. Ele também afirmou que muitas pessoas têm se empenhado pela construção da companhia.

Mais policiais nas ruas

Outro dado importante apresentado pelo coronel foi a previsão de concessão, pelo comando da PM, de funcionários civis para trabalharem nos serviços administrativos da polícia. Estes funcionários podem significar a disponibilização de cerca de 38000 policiais para os serviços operacionais. O vereador Silas Professor (PRB) aproveitou a deixa para falar sobre o pouco policiamento no distrito de Garapuava e também comentou sobre as residências que outrora eram disponibilizadas para os policiais. O comandante não descartou a hipótese, mas disse que a reativação destas residências depende de estudo técnico e de viabilidade.