UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

por Daniel Salgado publicado 13/02/2020 15h28, última modificação 14/08/2020 16h46
Audiência Pública discute energia elétrica para moradores do P.A. Barreirinho

A Câmara Municipal de Unaí realizou uma audiência pública, no dia 12 de fevereiro de 2020, quarta feira, às 14:00 (quatroze) horas, no Plenário Vereador Antônio Pereira dos Santos, sede deste Poder Legislativo para debater sobre a viabilização de energia elétrica no Assentamento P.A - Barreirinho, neste Município.

Moradores do Projeto de Assentamento vieram ao Plenário apresentar suas reivindicações e partilhar seus testemunhos. A Presidente da Associação das Mulheres Camponesas Plantando o Futuro, que representa o P.A. Barreirinho, já no início da reunião fez um discurso emocionado, onde contava um pouco da história e das lutas dos pequenos produtores, que há cerca de 30 anos vivem sem energia elétrica. Durante a reunião, também foram apresentados vídeos com depoimentos de moradores, que evidenciaram a dificuldade pela qual eles passam durante o período da noite. Cenas escuras onde o interlocutor ficava quase invisível, diante da modesta lâmpada, abastecida por um gerador, para iluminar a sala de aula. Já os vídeos gravados durante o dia, mostravam os rostos emocionados dos moradores, que pediam providências por parte da administração pública.

A exposição ficou a cargo do Supervisor Regional do IEF, Marcos Guimarães, que contou, resumidamente a história do processo de ligação de Energia Elétrica no P.A. Barreirinho desde o dia em que chegou ao IEF. Segundo ele, o fato de haverem postes de luz instalados na região poderia ter sido um entrave para a viabilização da energia, uma vez que ainda não havia sido emitida a licença ambiental. Entretanto a situação foi levada aos profissionais da área jurídica do IEF, que encontraram uma solução. “Conseguimos levar esta situação às demais regionais do IEF, para que pudéssemos criar uma matéria jurídica que, além de economizar muito no processo, não ira gerar atrasos no processo” disse Marcos. Ainda segundo ele, em 21 de outubro, o parecer técnico já estava pronto. Dentro da análise técnica, o processo já está finalizado. O processo foi concluído em 27 de janeiro deste ano, com a emissão do DAE. O Supervisor Regional do IEF, concluiu sua fala afirmando que fica satisfeito de poder prestar contas à população, uma vez que “o IEF já cumpriu sua função e o empreendedor já pode dar continuidade”.

Diante do exposto, os vereadores Ilton Campos (PHS) e Valdir Porto (PTB), presentes na reunião, fizeram manifestações de apoio aos moradores do P.A. Barreirinho. O Presidente da Câmara, vereador Paulo Cesar Rodrigues (PSL),colocou-se à disposição, dizendo que estaria notificando o Ministério Público acerca da situação atual do processo, especialmente, no tocante à emissão da Licença Ambiental, que possibilitará a conclusão da obra por parte da concessionária de energia elétrica.