TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE

por Daniel Salgado publicado 15/05/2023 15h26, última modificação 15/05/2023 15h26
Comissão de educação realiza audiência pública para tratar de plano de educação, plano de carreira e FUNDEB.

A Comissão de Educação, Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara Municipal de Unaí (MG)realizou, na noite de quinta-feira, dia 11 de maio, a 3ª Reunião Extraordinária da comissão, na forma de Audiência Pública. Na oportunidade os presentes puderam debater e apresentar questionamentos e sugestões acerca do plano decenal de educação, plano de carreira dos professores e servidores da rede municipal de educação, e da prestação de contas das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb do exercício de 2022.

Palestraram a senhora Vanessa Damaceno, representante do Conselho Municipal de Educação; Romário Santana, presidente do Conselho Municipal do FUNDEB; Eliane do Carmo, representante da Secretaria Municipal de Educação e; Sandra Mara, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Unaí. Também estavam presentes os vereadores Paulo Cesar Rodrigues (UNIÃO BRASIL) e Professor Diego (CIDADANIA).

O Plano de carreira dos professores e servidores da rede municipal de educação foi o assunto mais questionado pelo público presente. Segundo a presidente do SINDMAIU, Sandra Mara, os salários dos profissionais da educação estão defasados e o plano de carreira precisa ser revisto. Ela também a importância do diálogo e da perseverança para que a classe possa ter garantidos os seus direitos. A presidente da Comissão, vereadora Dorinha Melgaço (UNIÃO BRASIL), considerou este o “ponto alto da audiência”. Como resposta ao público, Dorinha, juntamente com os vereadores Petrônio Nêgo Rocha (AVANTE) e Tião do Rodo (PSDB), membros da Comissão de Educação, deliberaram e aprovaram, no mesmo instante, diversos requerimentos de informações, direcionados às lideranças presentes para que os vereadores possam apurar se há alguma irregularidade e tomar as devidas providências.