MAIS AGILIDADE NA EXECUÇÃO DAS EMENDAS IMPOSITIVAS

por Daniel Salgado publicado 07/04/2022 16h17, última modificação 07/04/2022 16h17
Vereadores e técnicos da Prefeitura debatem sobre formas de agilizar o processo de execução das Emendas Impositivas.

Não há nada que esteja tão bom que não possa melhorar. Mas, para isto, é preciso trabalho e boa vontade das partes interessadas. Desde seu surgimento, em 2017, as Emendas Impositivas vêm evoluindo como uma importante ferramenta para atender diretamente às demandas da população Unaiense. Entretanto, a burocracia no processo de execução das obras e subvenções pode se tornar um grande empecilho (ou “gargalo” como se diz popularmente), gerando atrasos no atendimento à população.

Com o intuito de resolver estes problemas e trazer mais agilidade ao processo, vereadores da Câmara Municipal de Unaí e técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda se reuniram para debater sobre as melhores formas de trazer mais agilidade ao processo de execução das Emendas Impositivas. Quem conduziu a reunião foi o servidor da Prefeitura, dr. Danilo Bijos. Um dos principais temas abordados foi a questão dos impedimentos. Quando é constatado um impedimento à execução da emenda, ela é encaminhada de volta à Câmara, para que sejam feitas adequações. Este trâmite pode demorar alguns meses e gerar atrasos no atendimento à população.

As soluções apresentadas por ambas as partes envolvem mais colaboração entre os poderes Legislativo e Executivo. O vereador Ronei do novo horizonte destacou a importância desta colaboração ao afirmar que “temos que olhar mais adiante. Não pensar apenas em Câmara ou Prefeitura, mas na população”. Citando outras medidas que têm sido adotadas pela atual Mesa Diretora, o Presidente da Câmara, Valdmix Silva (PSDB), se comprometeu a conduzir a Casa dentro do espírito de colaboração.