Câmara de Unaí Elege Nova Mesa Diretora Hoje com Disputa Entre Chapa e Candidaturas Avulsas

por Daniel Salgado publicado 01/12/2025 12h30, última modificação 01/12/2025 13h34
Câmara de Unaí Elege Nova Mesa Diretora Hoje com Disputa Entre Chapa e Candidaturas Avulsas

A Câmara Municipal de Unaí realiza hoje a eleição da Mesa Diretora que comandará os trabalhos legislativos em 2026. O pleito, que acontece após a reunião ordinária desta segunda-feira, apresenta uma disputa entre uma chapa completa e seis candidaturas individuais de diferentes legendas, configurando um cenário político interessante que mescla experiência e renovação.

Chapa 01:

  • Presidente: Vereador  Carlinhos Demóstenes (PL) (2 mandatos, já foi presidente uma vez)
  • Vice-Presidente: Vereador Felipe Tá Na Hora (PL) (primeiro mandato)
  • Primeira Secretária: Vereadora Professora Ivanilza Borges (PL) (primeiro mandato)

Candidaturas Individuais:

Para Presidente:

  • Vereadora Dorinha Melgaço (Republicanos) - veterana com 5 mandatos e 3 presidências

Para Vice-Presidente:

  • Vereador Eugênio Ferreira (Republicanos) - 4 mandatos, nunca foi vice
  • Vereador João Alfredo (Novo) - primeiro mandato

Para Primeiro Secretário:

  • Vereadora Aninha (Novo) - primeiro mandato
  • Vereador Lucas Unaí Denúncia (Republicanos) - primeiro mandato

Para Segundo Secretário:

  • Vereador Nazareno Paulino (PRD) - primeiro mandato


Como acontecem as eleições?

Segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal, cada vereador deverá escolher entre a Chapa formada, ou as candidaturas avulsas, não sendo permitido votar em dois vereadores para o mesmo cargo. Cada um deve declarar publicamente seu voto, sendo necessário o voto de pelo menos 8 dos 15 vereadores, na primeira votação, para configurar maioria absoluta. Caso não seja atingida, realiza-se segunda votação decidida por maioria simples dos presentes. Em caso de empate, prevalecem critérios como maior número de mandatos, mais experiência no cargo específico, mais votos na última eleição ou maior idade.

Funções da Mesa Diretora

Entre as principais competências da Mesa eleita hoje estão dirigir os trabalhos legislativos, aprovar o orçamento da Câmara, promulgar emendas à Lei Orgânica, conceder licenças ao prefeito, fiscalizar a prestação de contas municipal e aplicar penalidades disciplinares aos vereadores.

A Mesa Diretora é o órgão responsável por dirigir os trabalhos legislativos, aprovar o orçamento da Câmara, fiscalizar as ações do Executivo Municipal e tomar decisões que impactam diretamente os serviços públicos oferecidos à população unaiense. Com mandato de um ano e possibilidade de recondução por mais um período consecutivo, os eleitos hoje assumirão oficialmente após a última reunião ordinária de dezembro.

A eleição da Mesa Diretora é um ato público que os cidadãos podem acompanhar, e a votação nominal garante transparência total sobre a escolha de cada parlamentar, permitindo que a população saiba exatamente como seus representantes se posicionaram. A definição dos nomes que comandarão o Legislativo municipal estabelecerá também os rumos políticos e as prioridades que nortearão os trabalhos da Câmara no próximo ano, impactando diretamente a vida dos unaienses através das decisões que serão tomadas no Plenário Vereador Antônio Pereira dos Santos.

 Acompanhe ao vivo: