CÂMARA DÁ POSSE AO PREFEITO POR VIDEOCONFERÊNCIA

por Daniel Salgado publicado 19/01/2021 16h10, última modificação 25/01/2021 11h32
Prefeito foi empossado pelos vereadores da Câmara Municipal de Unaí em Reunião Solene através de sistema de transmissão ao vivo.

Os cidadãos unaienses terão mais um motivo para comemorar a data de 15 de janeiro. Os desejos de harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo expressados durante a cerimônia de posse dos vereadores e do vice-prefeito no primeiro dia do ano foram manifestados de forma concreta durante a cerimônia de posse do prefeito eleito, por meio de videoconferência. Já era do conhecimento de todos que o Prefeito Eleito, José Gomes Branquinho, ficou impossibilitado de tomar posse no, devido à necessidade de hospitalização para tratamento da Covid19. Entretanto, desde que chegou ao Poder Legislativo o pedido de realização da posse por sistema online, o Presidente da Câmara, vereador Paulo Arara (PSD), determinou aos servidores que “não medissem esforços para a realização da cerimônia”. A reunião chegou a ser marcada para o dia 13 de janeiro, mas teve que ser adiada devido a uma piora no estado de saúde do Prefeito Eleito.

Com a comunicação da melhora de José Gomes Branquinho (PSDB), Paulo Arara (PSD), determinou que se publicasse, imediatamente, um Edital convocando os vereadores para Reunião Solene. Dois servidores da Câmara foram enviados à Patrocínio (MG) para dar suporte técnico e levar o termo de posse ao Prefeito Eleito.  O Plenário Vereador Antônio Pereira dos Santos foi conectado ao Hospital Medcenter, unindo os vereadores ao Prefeito Eleito. Todo o povo unaiense pode acompanhar a assinatura de posse ao vivo pelos canais da Câmara Municipal de Unaí no e-Democracia e YouTube. Do quarto do Hospital, o prefeito proferiu o juramento diante do servidor da Câmara, que também presenciou a assinatura do termo de posse.

A Reunião foi presidida pelo Presidente da Câmara, Vereador Paulo Arara, (PSD), juntamente com o Vice-Presidente, Vereador Professor Diego CIDADANIA) e os vereadores Eugênio Ferreira, (SOLIDARIE), e Silas Professor (PSDB), primeiro e segundo secretários. Esta reunião histórica também contou com a participação do Vice-Prefeito, Waldir Novais, do Procurador do Município, Dr. Antônio Lucas da Silva, e do Secretário Geral da Câmara Municipal de Unaí, Dr. Marco Aurélio.

Estiveram presentes os vereadores: Alino Coelho (PSDB), Andréa Machado (CIDADANIA), Cleber Canoa (CIDADANIA), Dorinha Melgaço (PSL), Nair Dayana, (PSDB), Paulo Cesar Rodrigues (DEM), Petrônio Nêgo Rocha (AVANTE), Ronei do Novo Horizonte (SOLIDARIE), Valdmix Silva, (PSDB). Não puderam estar presentes os vereadores Edimilton Andrade (DEM) e Rafhael de Paulo (PSL), sendo que Rafhael de Paulo acompanhou e participou da Reunião Solene de forma remota, pela internet, por videoconferência.