SEGURANÇA PRIMEIRO

por daniel — publicado 15/05/2018 14h17, última modificação 14/08/2020 16h46
Servidores da Câmara Municipal de Unaí fazem curso de Brigada de Incêndio.

Depois do dia 27 de abril de 2018, as instalações da Câmara Municipal de Unaí se tornaram mais seguras para os servidores e o público em geral, uma vez que, neste dia, foi realizado o curso de Brigada de Incêndio, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas
Gerais. À frente das instruções estavam o Cabo Welton e o soldado Heitor que, além de transmitir os conhecimentos técnicos aos novos brigadistas, partilharam um pouco de suas experiências dentro da corporação.

O curso tem por finalidade, criar condições para que os participantes possam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização de atendimento de primeira resposta em ocorrências que envolvam situações de emergências em princípios de incêndios no ambiente urbano. Ou seja, os brigadistas não substituem os profissionais da segurança pública, mas desempenham um papel fundamental durante a evacuação e no atendimento primário às vítimas em casos de calamidade. Os servidores também foram capacitados para atuar em princípios de incêndio, realizando o primeiro combate, o isolamento e confinamento do risco, aplicando as técnicas adquiridas até a chegada do Corpo de Bombeiros. Muito além da teoria, os novos brigadistas também tiveram que “encarar o serviço pesado”, aprendendo técnicas de combate a incêndios, massagem cardíaca e até mesmo a famosa “manobra Heimlich”, usada para desengasgar pessoas.

O curso tem validade de 12 (doze) meses e é uma exigência do próprio Corpo de Bombeiros.

Gostou do assunto? Então acesse o site do Corpo de Bombeiros e fique por dentro das últimas ações da corporação: http://www.bombeiros.mg.gov.br.