PROCON UNAI INAUGURA NOVO SISTEMA

por Daniel Salgado publicado 04/08/2022 17h48, última modificação 04/08/2022 17h48
O ProConsumidor é mais simples e mais rápido, acompanhado a evolução tecnológica sendo um importante instrumento de gestão.

O PROCON de Unaí vem se modernizando ao longo dos últimos anos, para poder atender melhor aos consumidores de nosso Município e de toda a nossa região. A mais recente melhoria foi a implantação, em 18 de junho de 2022, da nova plataforma ProConsumidor. O novo sistema eletrônico de atendimento possibilita o registro de reclamações e denúncias, bem como a consulta de procedimentos em andamento relacionados a demandas administrativas. A partir de agora, o PROCON de Unaí passará a trabalhar de forma ainda mais integrada com os outros PROCON’s do país, agregando o banco de dados nacional. Os dados coletados pelo novo sistema irão contribuir para a elaboração de estudos e pesquisas sobre os principais assuntos, problemas e empresas com maior número de reclamações pelos consumidores.

Pelo ProConsumidor, também é possível registrar consulta, denúncia e reclamação com prazo para finalização dos procedimentos dentro do próprio sistema. As solicitações, que poderão ser tratadas por telefone, mensagem de texto ou presencialmente, terão potencial para compor o Cadastro Reclamações Fundamentadas (CRF).

MELHORIAS TAMBÉM PARA AS EMPRESAS.

O novo modelo substituirá gradativamente o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SINDEC), trazendo novos recursos e benefícios como centralização do cadastro eletrônico do fornecedor, que possibilita que empresas acompanhem demandas de todo o Brasil, por meio de uma única senha. A empresa também poderá optar pela adesão da notificação eletrônica por parte da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Pelo módulo eletrônico, os fornecedores poderão responder às cartas pelo próprio sistema e em caso de audiência serão notificadas também de forma eletrônica. “Este sistema representa uma grande inovação em relação ao Sindec, pois permite que as empresas possam responder mais rapidamente às reclamações dos consumidores”, afirmou a servidora Edina Marques, do PROCON de Unaí, que está muito otimista quanto às melhorias implantadas.

Importante lembrar que, as empresas que não  aderirem  ao módulo  eletrônico  receberão  as reclamações  dos órgãos através  de carta com Aviso de Recebimento (AR) e deverão  respondê-las  aos órgãos   de defesa do consumidor  da mesma maneira,  observando  os prazos estabelecidos.