PISCICULTURA PAUTA REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL

por Daniel Salgado publicado 11/02/2020 15h12, última modificação 14/08/2020 16h46
Representantes de diversas instituições se reúnem na Câmara Municipal para discutir sobre a promoção da piscicultura em Unaí.

A piscicultura é uma atividade que pode ser bastante lucrativa para os produtores, quando praticada da maneira correta. A boa aceitação da carne de peixe, considerada mais saudável por muitos consumidores faz com que este mercado se mostre promissor, sobretudo para a nossa região, que contém vários elementos favoráveis ao desenvolvimento da prática. Foi com este pensamento que o a Câmara Municipal de Unaí sediou, no dia 07 de fevereiro passado, uma reunião com representantes de várias entidades governamentais e associações para promover uma ação conjunta em prol do desenvolvimento da piscicultura em Unaí e região.

A convite do presidente da Câmara Municipal de Unaí, vereador Paulo Cesar Rodrigues (PSL), estiveram presentes os senhores: Aron Efren Mendes Reineiros (Câmara Municipal de Unaí); Carlos Melo (CAPUL); Thiago Ferreira Costa (COOPERAGRO), Álvaro de Moura Goulart (EMATER-MG); Hector Carlos Barreto Leal (EMATER-MG); Orlando Nunes de Brito (EMATER-MG); Wanderley Antônio de Lima (EMATER-MG); Marcos Guimarães (IEF); Antônio Marcos de Monteiro (IMA); Inaldo da Silva Barbosa (Prefeitura de Chapada Gaúcha); Juarez de Melo (Prefeitura de Unaí); José Antônio Paniágua (Professor da Rede Estadual) e; Guilherme de Souza Moura (UFVJM).

Primeiramente, os presentes se apresentaram, aproveitando para compartilhar informações e experiências sobre a criação de peixes. O Vereador Paulo Cesar Rodrigues (PSL), disse que esta reunião era um desejo antigo, que se originou na crescente demanda proveniente dos pequenos produtores rurais que, além de se interessar pela atividade, têm a necessidade de fontes de renda alternativas para suas famílias. O Vereador também colocou toda a estrutura da câmara Municipal à disposição do grupo para o desenvolvimento do projeto.

Priorizar o desenvolvimento de nossa região foi uma das prerrogativas levantadas pelo Gerente Regional da EMATER-MG, Hector Barreto, que também salientou a importância de se fazer um levantamento do potencial existente no Município de Unaí. “A ideia é juntarmos as mãos e desenvolver um projeto que seja bom para todos” disse Hector. Seguindo o mesmo raciocínio, O Coordenador técnico, também da EMATER-MG, Álvaro Goulart sugeriu que se fizesse um cadastramento de todos os produtores rurais que possuem interesse e condições para praticar a piscicultura. O Supervisor Regional do IEF, Marcos Guimarães, lembrou a todos sobre as questões referentes à legislação ambiental e se colocou a disposição do grupo.

As experiências positivas apresentadas pelo técnico da EMATER-MG, Wanderlei Antônio alimentaram ainda mais o clima de otimismo da reunião. Otimismo que foi seguido pelos representantes das prefeituras de Unaí e Chapada Gaúcha, Juarez de Melo e Inaldo da Silva, que trouxeram ao grupo a constante demanda dos municípios por desenvolvimento e geração de renda.

O grupo também debateu sobre novas possibilidades, como, por exemplo, a produção de ração para peixe nas cooperativas da região. Ideia que foi muito bem recebida pelo representante da CAPUL, Carlos de Melo. Segundo ele, a Cooperativa vêm buscando diversificar seus produtos já há algum tempo e esta pode ser uma boa oportunidade.

Os senhores Orlando Nunes (EMATER-MG), Tiago Ferreira (COOPERAGRO), Guilherme Ferreira (UFVJM) e Antônio Marcos (IMA) partilharam com o grupo seus conhecimentos sobre as técnicas de criação, transporte, abate e comercialização dos peixes. Eles também falaram sobre o mercado promissor da carne de peixe e sobre as formas de reaproveitamento dos resíduos da criação.

Os presentes decidiram formar um grupo menor para a confecção e desenvolvimento do projeto. Este projeto será apreciado por todo o grupo em uma reunião futura.