JUSTA HOMENAGEM

por Daniel Salgado publicado 27/10/2022 16h15, última modificação 27/10/2022 16h15
Inaugurada a Tribuna Vereador Silas Professor

Os vereadores da Câmara Municipal de Unaí tiveram a grata satisfação de receber a família do senhor Silas Gonçalves Barbosa para a inauguração da Tribuna Vereador Silas Professor. A Tribuna, que fica localizada no Plenário Vereador Antônio Pereira dos, foi denominada pela RESOLUÇÃO N.º 609, DE 11 DE OUTUBRO DE 2022. A solenidade de descerramento da respectiva placa ocorreu durante a 35ª Reunião Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura.

Muito mais do que o cumprimento de um dever formal, a homenagem foi marcada pelos relatos dos companheiros de vereança, que relembraram os grandes feitos do Vereador Silas Professor, cuja voz foi imortalizada nesta tribuna, que também representa a voz do POVO UNAIENSE.

Para proferir algumas palavras em nome da família do homenageado subiu à tribuna o senhor Rodrigo Pereira Viana, irmão de Silas Professor. Em seguida, deu-se o descerramento da placa, pelas mãos dos membros da mesa diretora, juntamente com os senhores Sérgio (irmão de Silas) e Vinícius (filho de Silas).

BIOGRAFIA

Silas Gonçalves Barbosa, conhecido carinhosamente por todos no município e muito além da sua circunscrição como “Silas Professor” e “Silas do Garapa”. Natural de Brasília-DF, mudou-se para Unaí-MG ainda criança, descendente de família tradicional, aqui cresceu e concluiu seus estudos.

Iniciou sua trajetória profissional ainda jovem e, em razão de seu comprometimento, começou a trabalhar na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Sempre batalhador, decidiu cursar a graduação superior de Educação Física e, após alguns anos, atuou como Professor de Educação Física.

Com o desejo incessante em ajudar o seu próximo, Silas idealizou a “Campanha Natal sem Fome” com o objetivo de, durante o mês de dezembro, angariar cestas básicas para serem doadas às famílias carentes de Unaí-MG e seu Distrito Garapuava. Ademais, também era responsável por um brilhante trabalho social no qual doava roupas, cobertores e brinquedos para diversas famílias em condição de vulnerabilidade social.

Em virtude do seu anseio em ajudar ainda mais os unaienses, candidatou ao cargo de Vereador por 4 (quatro) vezes, tendo sido eleito para a 18ª Legislatura (2017-2020) e reeleito para a 19ª Legislatura (2021-2024). Na qualidade de Vereador, atuava com maior ênfase no Distrito de Garapuava com projetos esportivos, sociais e na área da saúde. Conseguiu inúmeros recursos para nossa cidade, em especial, para a construção do Posto de Saúde de Garapuava, para a pavimentação asfáltica dos Bairros Vila Rica e Vila Ducha, situados dentro de Garapuava, para a construção de um estádio de futebol em Garapuava e para a reforma de Escolas Municipais e Estaduais.

Dado o exposto, considerando a história do memorável Silas Professor, a homenagem foi narrada sucintamente, tendo em vista que seus feitos tanto na vida privada como na pública, atingem outros horizontes. Era um homem de conduta ilibada onde se fizesse presente, exemplo de esposo, pai, avô e amigo, cidadão que, inquestionavelmente, colaborou muito para o desenvolvimento de nossa cidade, em especial, do Distrito de Garapuava.