INOVAÇÃO PARA MELHORAR CADA VEZ MAIS

por Daniel Salgado publicado 02/02/2023 16h25, última modificação 02/02/2023 16h25
Em coletiva de imprensa, presidente, vice-presidente e secretário geral da Câmara Municipal de Unaí falam sobre os planos para a gestão 2023.

Mais do que nunca, imprensa vem desempenhando um papel fundamental para o exercício da democracia. O povo tem direito à informação e o Poder Público tem a obrigação (legal e moral) de torná-la acessível. Por este motivo, o presidente da Câmara, vereador Edimilton Andrade (UNIÃO BRASIL), convocou, na manhã do dia 31 de janeiro, uma entrevista coletiva com representantes dos diversos setores da imprensa de nosso Município.

Trazer o povo para a “casa do povo”. Esta é a intenção a nova mesa diretora, manifestada pelo presidente da Câmara, Edimilton Andrade (UNIÃO BRASIL) logo no início da entrevista. Juntamente com o vice-presidente Valdmix Silva (PSDB) e o secretário geral Thiago Martins, Edimilton falou sobre os planos para a gestão da Casa para o ano de 2023. Ele lembrou que a Câmara tem promovido muitas boas ações, mas elas não chegam ao conhecimento do grande público. Edimilton também citou a importância da Escola do Legislativo que, apesar de ser pioneira no Noroeste de Minas, tem sido subutilizada nos últimos anos. Outro órgão destacado pelo presidente foi o PROCON Câmara, que tem demonstrado grande eficiência na mediação de conflitos. São cerca de 3000 atendimentos por ano, oriundos também de municípios vizinhos, com mais de 90% dos casos resolvidos.

O atual vice-presidente, vereador Valdmix Silva (PSDB), complementou a fala de Edimilton, citando ações da gestão passada que serão ampliadas pela nova gestão.

Apesar de ser a atividade principal, a aprovação de Leis não é a única ação promovida pela Câmara. Articulações políticas que trazem recursos para o município acontecem a todo o tempo e elas precisam ser destacadas. Neste sentido, o atual secretário geral da Câmara, Thiago Martins, destacou a necessidade de uma melhora na parceria com a imprensa local.

A Escola do Legislativo também recebeu destaque na fala do secretário geral. Citando os objetivos e a natureza de uma Escola do Legislativo, Thiago Martins falou sobre os planos da Mesa Diretora no sentido de promover a capacitação profissional dos servidores públicos, não somente da Câmara Municipal de Unaí, mas das câmaras do Noroeste Mineiro e até mesmo da Prefeitura. Educação política das crianças e jovens também será uma pauta importante para a Escola do Legislativo, através do Parlamento Jovem (para jovens e adolescentes) e do Escola na Câmara (para crianças). A Escola do Legislativo também contribuirá com o desenvolvimento do Município, promovendo cursos para os empresários e comerciantes locais.

APOIO TÉCNICO E MAIS CONHECIMENTO PARA OS VEREADORES

Lembrando sua experiência como parlamentar, Thiago Martins falou sobre as dificuldades que os vereadores têm em votar matérias mais complexas. Neste sentido, a Mesa diretora pretende disponibilizar o subsídio técnico, contratando uma empresa especializada em Consultoria em Gestão para auxiliar os vereadores e servidores da casa no trabalho com estatísticas e dados, tanto para que eles tenham mais segurança no voto quanto para dar melhor direcionamento nas ações promovidas pelos parlamentares. A inspiração veio do contato com uma empresa que presta serviço para o diversos municípios no Brasil e está presente em 32 países.

PROCON CÂMARA

O plano da Mesa Diretora é dar mais visibilidade ao PROCON e melhores condições de trabalho para os seus servidores. Thiago Martins disse que a Mesa pretende trazer o PROCON para dentro do prédio da Câmara e dar posse a um consultor jurídico para ficar à disposição Órgão de Defesa do Consumidor. A contratação de mais estagiários também está sendo cogitada, para que o atendimento possa ser ampliado.

MAIS 3 COMISSÕES

A mesa diretora e o secretário geral perceberam a necessidade da instituição de mais 3 comissões na Câmara, para atender a demandas que ainda não têm recebido a devida atenção. A primeira seria a comissão de Agricultura Familiar, que irá tratar de assuntos mais ligados a esta categoria, deixando a Comissão de Agricultura para assuntos ligados à atividade empresarial. Também importante, na visão da nova mesa, é a criação da comissão de Segurança Pública, que irá tratar, não somente das questões de segurança como também das questões de trânsito no município. Por fim, a Mesa ainda pretende criar a comissão de Desenvolvimento Econômico, que irá auxiliar os nossos empresários, pequenos empresários, empreendedores individuais, dentre outros.