Informativo Semanal 540

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
01 de Maio. Dia mundialmente reconhecido como sendo do trabalhador, o primeiro de maio abre novas perspectivas nesse nosso Brasil. Faltam pouco menos de dois meses para o término das convenções que vão decidir os majoritários da chapas expostas, assim como também serão selecionados os pré candidatos a vereador. Grupos se unem, e a Câmara Municipal de Unaí, democraticamente, deseja sucessos a todos.

Aconteceu em Plenário

12ª Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa -

16ª Legislatura - Presidida pelo Vereador

Hermes Martins Souto em

23 de abril de 2012, realizada em sua Sede.

Matérias Aprovadas:

Fase Única:


a) Requerimentos 194, 195, 196, 197 e 198/2012, de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências que especificam;

b) Moção de Congratulação 8/2012, de autoria do vereador Edimilton Andrade para com o senhor Fernando Alberto de Oliveira, em razão dos relevantes serviços prestados aos moradores do distrito de Ruralminas e região na qualidade de motorista de ambulância.


** Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral**


Vereador Ilton Campos (PSDB), cumprimentou a todos e disse ter sido procurado por moradores dos bairros Novo Horizonte e Cidade Nova que reclamaram das altas contas de energia elétrica. Solicitou à Casa que oficializasse a CEMIG, questionando sobre o abusivo aumento. Edimilton Andrade em aparte disse que o deputado Wellington Prado, há muito vem tentando entender o porque do aumento, uma vez que a CEMIG já possui a energia mais cara do país. Ilton Campos agradeceu ao parte e em outro assunto, disse que já esta passando da hora de resolver de vez o problema da falta de água no bairro Park Areia, procurando de forma pacifica dar um fim ao martírio dos moradores locais. Finalizou dizendo que a Administração aluga máquinas pesadas e caminhões desde o inicio de seu primeiro mandato e somente nestes últimos dois anos, quando a Administração perdeu três aliados no legislativo, é que a ação esta sendo questionada. Perguntou onde estavam os que são contra o aluguel hoje e que se calaram durante anos?


Vereador Edimilton Andrade (PSD), após os cumprimentos falou do serviço de reparos da estrada da Palmeirinha que estão sendo feitos por empresa terceirizada. Disse que esteve na região no final de semana e pode constatar que onde os reparos já foram feitos, o serviço não ficou bom e com certeza irá durar pouco tempo. Informou ainda que funcionários desta empresa, bebem no final de semana e, embriagados, fizeram mal uso dos caminhões, realizando manobras conhecidas como 'cavalo de pau'. Edimilton Andrade quer saber o nome da empresa, o responsável pela obra e como se deu o contrato. José Inácio em aparte, disse que tem informações de que realmente o serviço esta sendo executado de forma errada e além disso, esta sendo direcionado para os 'amigos' do Prefeito. Disse lamentar mais essa desorganização do governo municipal. Olímpio Antunes disse que todos os vereadores devem ir ao local das obras e verificar de perto pois, gasta-se o dinheiro e o povo continua com o mesmo e velho problema. Edimilton Andrade agradeceu aos apartes e disse que era isso mesmo que iria propor, organizar uma comitiva com todos, ou a grande maioria dos vereadores, e ir a região verificar de perto os novos e absurdos desmandos que estão acontecendo no município.


Vereador Olímpio Antunes (PSB), cumprimentando a todos, falou mais uma vez em nome dos moradores dos bairros da região Sul da cidade (D'Lourdes, Canaã, Novo Horizonte, Iúna, Cidade Nova, Kamayurá, Mansões Sul entre outros), que sofrem com a fumaça e o mal cheiro que vem do lixão municipal. Disse que é com tristeza que vê o povo sofrendo e a Administração não fazendo nada para dar uma solução e a prova esta em que o município foi processado pelo Ministério Público. Pediu ao líder de Governo que levasse o seu pedido à Administração e que tentasse, mais uma vez, sensibilizar o chefe do Executivo.


Vereador Paulo Arara (DEM), após os cumprimentos discorreu sobre os eternos problemas das estradas vicinais em Unaí. Falou que todas as regiões apresentam problemas não só nas estradas em sí, mas também nas pontes e nos mata burros. Lembrou que a 15 dias esteve na Garagem da Prefeitura e que só viu desmandos no local. Galpão quase caindo, óleo por todos os lados, bombas de gasolina e de óleo diesel locadas em espaço aberto e sem proteção, cozinhas de alimentação sendo feitas em meio ao ambiente de trabalho e, mesmo constatando todos os erros, não recebeu nenhuma resposta sobre o que irá se fazer para sanar a situação. O parlamentar reclamou ainda da colocação dos meios fios em bairros periféricos, dizendo que os mesmos são de mal qualidade e que para ele, Paulo Arara, era melhor nem colocar. Finalizou dizendo não estar falando mal de prefeito, de vice e nem de ninguém, esta apenas apontando os erros cometidos e repetidos pela Administração que trata com descaso sua população.


Vereador José Inácio (PMN), cumprimentou a todos e disse ser triste ver o despreparo da Administração ao anunciar que o conserto da ponte sobre o rio São Marcos esta contida como uma de suas prioridades. Ironiza o vereador, ao saber e lembrar a todos que a ponte caiu a mais de sete meses e agora, é vista como prioridade. O vereador tem duvidas sobre o conserto da mesma. Sobre a estrada da Palmeirinha, quer saber qual empresa foi contratada, qual serviço foi acertado, quer ver cópia do contrato e também, saber quais providências serão tomadas pelos malfeitos dos funcionárias da desconhecida empresa. Finalizou querendo saber quais as providências serão tomadas em relação ao lixão municipal e informou que os moradores próximos ao deposito de lixo a céu aberto estão prestes a bloquearem o acesso ao terreno, mostrando assim, a sua revolta com o descaso com que estão sendo tratados.


Vereador Thiago Martins (PR), cumprimentando a todos defendeu o governo municipal dizendo que Unaí é o segundo maior município de Minas Gerais e os trabalhos, principalmente em estradas rurais, que no caso do município somam mais de 11 mil quilômetros, tornam-se realmente muito difíceis e quando se finaliza um trecho, quase que é preciso recomeçar em outro. Disse que quando falam que o senhor Prefeito esta entregando os pontos, se enganam, disse que o mesmo esta a todo vapor e que somente pessoas da oposição, nestes tempos de eleições, não percebem ou não querem perceber o crescimento apresentado nos últimos anos. Thiago Martins disse que ainda faltam oito meses para o término desta Administração e que a população ainda irá ver muitos trabalhos sendo desenvolvidos e entregues as comunidades.



Espaço do Presidente:


Hermes Martins Souto do PV, cumprimentou a todos e discorreu sobre a estrada da Palmeirinha que precisa de uma fiscalização mais intensa para que se evite maiores perdas. Sobre o procedimento dos funcionários da empresa, disse que os mesmos precisam de no mínimo serem advertidos por seus superiores e espera que o erro cometido pela 'bebedeira', não volte a se repetir. A construção de uma nova ponte sobre o rio são Marcos na divisa de Minas com Goiás, entre os municípios de Unaí e Cristalina continua sendo esperada por centenas de moradores da região que tem que dar voltas imensas para resolverem seus problemas pessoais. Para Hermes Martins Souto, a falta de iniciativa por ambas as partes é o grande problema existente pois para ele, não há interesse. Finalizou falando sobre o alto custo da tarifa de energia elétrica em Minas Gerais quando o estado possui a empresa que se diz a melhor do Brasil. O presidente leu em matéria no jornal Estado de Minas, que a CEMIG consolidou-se como a melhor empresa do ramo da América Latina e nem pro isso, cobra um preço justo dos consumidores. O presidente lembrou também, que o município de Unaí oferece ao estado duas usinas hidrelétricas e nem por isso teve ou tem um desconto, um beneficio. Hermes Martins Souto acredita que Unaí como geradora de energia, deve ter algum tipo de retorno. A reunião foi finalizada às 18 horas de 10 minutos.

EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXP

Coordenação Geral: Presidente – Vereador Hermes Martins Souto

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal

Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida José Luiz Adjuto, 117 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.


Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 02 / / MAI // 2012

(Quarta - Feira às 15 horas em sua Sede)

Fase Única:


a) Votação dos Requerimentos 200, 201, 202, 203, 204 e 205/2012,


de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências


que especificam;



b) Discussão e votação da Moção de Congratulação 9/2012, de


autoria do vereador Olímpio Antunes para com o jovem Leonardo


Antunes de Menezes, em razão de sua aprovação no exame da


Ordem dos Advogados do Brasil OAB/MG, ocorrida em abril de


2012.



MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:

PROJETOS DE LEI:


5 – De autoria do senhor Prefeito Municipal, que altera a Lei 2.080, de 03 de janeiro de 2003, que 'dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos e Carreiras da Prefeitura Municipal de Unaí (MG), estabelece normas gerais de enquadramento, institui nova tabela de vencimentos e dá outras providências;

6 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que denomina de 'Pedro Fernandes da Silva', o bem público que menciona;

7 – De autoria do senhor Prefeito Municipal, que estabelece as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do exercício de 2013 e dá outras providências;

8 – De autoria da Mesa Diretora, que extingue cargos de provimento em comissão, cria especialidades para cargos de provimento efetivo, altera dispositivos da Lei 2.281, de 24 de março de 2005, que 'dispõe sobre a organização administrativa da Câmara Municipal de Unaí, e dá outras providências; da Lei 2.283, de 213 de abril de 2005, que 'dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos e Carreiras da Câmara Municipal de Unaí (MG), estabelece normas gerais de enquadramento, institui nova tabela de vencimentos e dá outras providências;

9 – De autoria do senhor Prefeito Municipal, que altera a Lei 2.757, de 16 de dezembro de 2011, que 'estabelece a forma de financiamento das políticas públicas a serem executadas pelo município de Unaí em 2012' e, dá outras providências '.

PROJETOS DE RESOLUÇÃO:


001 – De autoria da Mesa Diretora, que altera a Resolução 215, de 1º de dezembro de 1993, que 'dispõe sobre a assistência à saúde do servidor ativo e inativo da Câmara Municipal de Unaí e de sua família' e dá outras providências.

REQUERIMENTOS:


096 – De autoria de Vereadores - Requerem a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar possíveis irregularidades nas obras de pavimentação e recapeamento asfáltico realizadas na cidade de Unaí a partir do ano de 2009.

PRESTAÇÃO DE CONTAS:


001 – Prestação de Contas do Senhor Prefeito Municipal Antério Mânica, relativa ao exercício de 2007.

PETIÇÕES:


001Sebastião Pereira da Silva – Requer providências no sentido de vistoriar os ônibus escolares das regiões do PA Barreirinho, Chapadinha, Palmeirinha e Garapuava.

---------------------------------------****----------------------------------------

14ª FESTA DA MOAGEM E DO CARRO


DE BOIS


26 DE ABRIL A 01 DE MAIO


PARQUE DE EXPOSIÇÕES


CATIRAS, FOLIAS DE REIS, BOATE

AUTOMOTIVA COM TOP DJ, CULINÁRIA

TÍPICA, DIVERSÕES INFANTIS, CARNE DE

LATA, PÃO DE QUEIJO, RAPADURA, MELADO

E MUITO MAIS.

NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES A PARTIR DESTA QUINTA

ENTRADA FRANCA TODOS OS DIAS

Poder Legislativo – O Poder do Povo



Unaí - Minas Gerais – Quarta - Feira - 25 _ Abril _2012

Edição nº 540


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO