Informativo Semanal 536

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Eis que chega abril. Mês das descobertas, das conquistas, das aventuras, dos venturosos e gloriosos, mês de Brasília e do Brasil. A Câmara, ao fechar mais uma mês e completar o primeiro trimestre, agradece a você por ter estado com ela durante esse tempo e pede que continue assim, confiante em um futuro próspero e fazendo a sua parte ante todos. Que possamos ter sempre alegrias em viver e construir. Que assim seja.

Aconteceu em Plenário

08ª Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa -

16ª Legislatura - Presidida pelo Vereador

Hermes Martins Souto em

26 de março de 2012, realizada em sua Sede.


Matérias Aprovadas:

Primeira Fase:

Primeiro Turno:


a) Projeto de Lei 1/2012, de autoria do vereador Thiago Martins, que institui o 'Dia Municipal do Profissional do Programa Saúde da Família - (PSF), e dá outras providências.

Segunda Fase:

Turno Único:


a) Requerimentos 155 ao 161 e 163/2012, de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências que especificam;

b) Requerimento 179/2012, de autoria dos vereadores José Inácio, Adriano Adjuto/Zé da Estrada, Olímpio Antunes e Ilton Campos, que pedem as providências que especificam;

c) Moção de Congratulação 4/2012, de autoria do vereador Edimilton Andrade para com a Sargento PM Kátia Analu de Paula Oliveira, pela sua promoção e graduação à 3º Sargento da PMMG, ocorrida no dia 11 de agosto de 2011.



**Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral**


Vereador Olímpio Antunes (PSB), cumprimentando os presentes fez uma retrospectiva de seus trabalhos junto ao conhecido lixão municipal. Lembrou que em companhia do colega Adriano Adjuto/Zé da Estrada, estiveram por diversas vezes no local de desova, entraram em contato com áreas técnicas, visitaram uma unidade exemplar de aterro sanitário na cidade de Uberlândia, sendo todo esse material repassado para a Administração, para que a mesma tomasse as devidas providências. O parlamentar disse tudo isso estranhando que, mesmo depois desse trabalho todo, saber da noticia de que o município de Unaí esta sendo condenado pelo Tribunal de Justiça do estado à solucionar o problema. Disse ainda que se o município tiver que pagar, será o dinheiro do povo que servirá para tampar os erros da Administração, além de ser um abuso com o dinheiro público e uma vergonha para Unaí. Finalizou falando sobre os problemas do loteamento Park Areia.


Vereador Ilton Campos (PSDB), após os cumprimentos, virou-se para o colega Olímpio Antunes e foi solidário a sua preocupação com o lixão municipal porém, lembrou ao mesmo que quando ele era secretário, de Obras, não se preocupou muito e agora que é oposição, faz todo esse alarde e quer uma solução rápida. Disse que o governo esta atento e tomará as providências. Falta de responsabilidade mesmo, para o vereador, estão tendo os serviços de telefonia. Falou do alto custo e da falta de respeito para com o cidadão que acaba por perder tempo e negócios devido a péssima qualidade do serviço oferecido. Em outro assunto, pediu a presença na Casa, do presidente do Conselho de Trânsito municipal para que o mesmo explique as mudanças operadas e ainda, se possível, trazer o técnico responsável para que possam entender o que esta sendo feito. O vereador reclama principalmente das faixas horizontais que confundem os motoristas, por estarem em locais duvidosos. Pede esclarecimentos.


Vereador Thiago Martins (PR), cumprimentando a todos deu os parabéns ao diretor e servidores do SAAE pelas manifestações alusivas ao Dia Mundial da Água. Parabenizou-os por, além de cuidarem da água, preocuparem-se com o futuro dela. Edimilton Andrade em aparte, disse ter ouvido uma entrevista com o deputado estadual Pe. João, na qual o mesmo aponta a água de Unaí como responsável pelo elevado índice da doença câncer no município e região. Thiago Martins agradeceu ao parte e disse querer saber junto ao deputado, onde arrumou o laudo que lhe deu base para falar algo assim. Onde arrumou as informações, pois é uma acusação séria e que deve ser verificada agora. Voltando ao meio ambiente, disse que a preservação do mesmo é uma obrigação das populações e não de órgãos, e que esses podem esclarecer, direcionar, mas a solução esta nas mãos das comunidades que devem fazer a sua parte.


Vereador Paulo Arara (DEM), cumprimentou a todos e relatou que esteve nos bairros Serenata, Primavera I, II e III, Canabrava e ainda no bairro Vale Verde, margeando em todo o perímetro da conhecida grota do Taquaril. Disse que gostaria de mostrar as fotos colhidas no local mas, devido ao horário, para ele não adiantaria mais. Deixou seu repúdio ao tratamento dispensado a ele e disse que vereadores estão sendo desprezados em detrimento a terceiros. São donos da Casa mas não tem direito a nada. Chateado, disse que só quer mostrar o seu trabalho e ajudar as comunidades, mais nada.


Vereador Edimilton Andrade (PSD), após os cumprimentos e falando como vice presidente, disse ao colega Paulo Arara que o mesmo esta equivocado com o tratamento oferecido pois a Casa não difere elementos e que essa é apenas uma chateação do colega. Voltou a falar sobre o programa federal Minha Casa Minha Vida Rural, pedindo ajuda aos colegas para uma maior divulgação do que chamou de excelente projeto ao qual moradores da zona rural, proprietários de terras com no máximo 260 hectares, poderão receber ajudas no valor de 25 mil para construção e/ou reforma de casas rurais. Edimilton Andrade entrou em contato com a EMATER/MG pedindo auxílio nos trabalhos e a data para a exposição em Unaí será dia 13 de abril, às 13 horas, com local inicial na Câmara de Unaí mas que poderá ser mudado devido a grande procura. O parlamentar quer que todos que estejam aptos, aproveitem a oportunidade e melhorem suas residências.


Vereador José Inácio (PMN), cumprimentando a todos voltou a falar sobre o problema do lixão municipal que foi condenado pela Justiça. Falou dos prejuízos para o município pois agora, irá gastar muito mais dinheiro para regularizar a situação que poderia ter sido sanada ha tempos. Lembrou que desde o ano de 2002 que o município foi notificado e é sabedor de suas obrigações mas sempre protela, sempre deixa para depois e agora, vem o Tribunal de Justiça de Minas e condena o município por falta de competência da Administração. Lembrou ainda, que já foram feitos dos termos de ajuste de conduta (TAC's), junto ao Ministério Público que deu tempo, deu chance, mas a Administração nada. Para ele é lamentável o prejuízo e a vergonha ante ao Estado.


Espaço do Presidente:


Hermes Martins Souto do PV, cumprimentou a todos e discorreu sobre o que chamou de excelente trabalho realizado pela EMATER/MG na bacia do ribeirão Areia. O trabalho de recuperação da nascente foi executado com maestria quando a nascente foi mais uma vez protegida e os proprietários de terras, receberam aulas técnicas de como melhor cuidar das nascentes, além de madeira e arame para o cercamento das mesmas. Parabenizou a todas as pessoas envolvidas e disse que exemplos assim devem ser seguidos. Sobre as colocações do colega Paulo Arara, disse que o mesmo esta equivocado e deve estar chateado com alguma outra coisa pois, na Câmara, a qual ele preside, não existe diferença entre seus colegas e ele, Paulo Arara, não se faça de rogado, o que precisar da Casa poderá pedir que será atendido como sempre. A reunião, a mais longa dessa legislatura, teve seu término às 20 horas e 05 minutos.

EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXP

Coordenação Geral: Presidente – Vereador Hermes Martins Souto

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal

Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida Governador Valadares, 594 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.


Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 02 //ABR //2012

(Segunda - Feira às 15 horas em sua Sede)


Primeira Fase:

Segundo Turno:



a) Discussão e votação do Projeto de Lei 1/2012, de autoria do


vereador Thiago Martins, que institui o Dia Municipal do


Profissional do Programa de Saúde da Família (PSF), e dá outras


providências.



Segunda Fase:




a) Votação dos Requerimentos 167 ao 176/2012, de autoria do


senhores vereadores que solicitam as providências que


especificam;



b) Discussão e votação da Moção de Congratulação 5/2012, de


autoria do vereador Edimilton Andrade para com o senhor Valdson


dos Reis Azevedo.



MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:

PROJETOS DE LEI:


096 – De autoria de Vereadores - Requerem a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar possíveis irregularidades nas obras de pavimentação e recapeamento asfáltico realizadas na cidade de Unaí a partir do ano de 2009.

PETIÇÕES:


015 – Clever Mendes do Nascimento – Denuncia a péssima condição de trafego das estradas que passam pela região da fazenda Sapezal, bem como as precárias condições dos ônibus escolares que trafegam naquela região.

PRESTAÇÃO DE CONTAS:


001 – Prestação de Contas do Senhor Prefeito Municipal Antério Mânica, relativa ao exercício de 2007.

------------------------------------****-------------------------------------------

CIDADÃO:


Para você que não tem tempo para assistir as reuniões ordinárias da Casa que acontecem toda segunda-feira, sempre às 15 horas, a Câmara Municipal, por intermédio de sua assessoria de Comunicação, informa que os assuntos discutidos pelos senhores vereadores estão disponíveis em comunicação radiofônica, televisiva e escrita, quando todos podem ter acesso de diversas formas. Confira:



Rádios: Todo sábado

Rádio Veredas FM e Globo AM : 08 horas da manhã

Rádio Comunitária Unaí FM

11 horas e 20 minutos

TV Rio Perto

Quintas-feiras às 12 horas e 20 minutos com reprise aos sábados às 13 horas e 30 minutos.

Sites:

Unainet - Conexão Noroeste - Portal Atento - Noroeste Mineiro – camaraunai.com .

Acesse, leia, ouça ou veja. O que não pode é você não ficar sabendo o que acontece dentro do poder Legislativo, quais as mudanças operadas em seu município, o que esta se decidindo para o seu bairro. Participe. Esse serviço existe por você.

Poder Legislativo – O Poder do Povo


Unaí - Minas Gerais – Quarta - Feira - 28 _ Março _2012

Edição nº 536


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO