Informativo Semanal 533

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Dia Internacional da Mulher. Longe ficou na história, o dia em que centenas de mulheres foram queimadas em uma fábrica para que se calassem ante as desigualdades dos sexos. Declarado internacional, o 08 de março lembra a luta de mulheres de todas as épocas que sempre buscaram uma única coisa: Igualdade. A Câmara Municipal, democraticamente, às cumprimenta e parabeniza por tudo que representam. Parabéns pelo seu dia.

Aconteceu em Plenário

05ª Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa -

16ª Legislatura - Presidida pelo Vereador

Hermes Martins Souto em

05 de março de 2012, realizada em sua Sede.

Matérias Aprovadas:

Primeira Fase:

Turno Único:


a) Redação Final ao Projeto de Lei 64/2011, que cria assessoria; altera dispositivos da Lei 2.281, de 24 de março de 2005, que 'dispõe sobre a organização administrativa da Câmara Municipal de Unaí e dá outras providências', cria gratificação, cargo, concede reajuste; e altera dispositivos da Lei 2.283, de 13 de abril de 2005, que 'dispõe sobre a estruturação do Plano de Cargos e Carreiras da Câmara Municipal de Unaí', estabelece normas gerais de enquadramento, institui nova tabela de vencimentos .. ' , e dá outras providências.

Segunda Fase:

Turno Único:


a) Requerimentos 83 ao 95 e 97 ao 99/2012, de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências que especificam.


**Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral**


Vereador Paulo Arara (DEM), cumprimentando a todos, lembrou de matéria publicada em jornal local que mostrou os gastos dos vereadores em viagens das quais recebem diárias. Reclamou da matéria que, além de não dar uma informação precisa, uma vez que adicionou aos gastos do vereador as despesas com o motorista e o combustível, mostrou-se puramente tendenciosa. Paulo Arara leu relação de emendas conseguidas por ele que somam, segundo ele, mais de 2 milhões. Mostrou o trabalho e disse que o que foi gasto pelos vereadores, todos eles, não soma nem 5% do que foi conseguido para o município e, para ele, o problema é que a Administração esta perdendo prazos, não apresentando documentos em tempo hábil e assim, acaba por perder as verbas. Finalizou mostrando-se preocupado como nível do rio Preto, que baixou seu volume de forma considerável e, com pescadores infratores que usam redes proibidas.


Vereador Thiago Martins (PR), após cumprimentar os presentes disse que esteve no rio Preto nesse ultimo domingo, sendo inclusive abordado pela Polícia Florestal, o que prova que a fiscalização esta sendo feita. Olímpio Antunes em aparte, disse que com o rio baixo, deveria proibir a pesca até mesmo para os pescadores profissionais. Disse ainda que a Câmara deve agir, enviar ofícios e convidar partes envolvidas para se chegar a uma solução. Thiago Martins agradeceu ao aparte e, em outro assunto, disse que o pessoal do transporte de alunos já foi pago e que é um problema há menos para a Administração. Finalizou parabenizando ao Rotary Clube pela criação de mais uma unidade, o Rotary Novas Gerações.


Vereador Olímpio Antunes (PSB), cumprimentou a todos em nome do pré candidato a prefeito de Unaí, Valdivino Guimarães, presente à reunião. Falou sobre denúncia que recebeu, alegando que a secretaria de Saúde estaria jogando dinheiro fora em forma de remédios vencidos. Disse que os remédios são adquiridos em grande quantidade, não são distribuídos ha tempo e, perdendo-se à validade, são jogados fora. José Inácio em aparte disse ser um absurdo a situação uma vez que pessoas morrem por falta de medicamentos e em Unaí, eles são jogados fora por falta de administração. Olímpio Antunes agradeceu ao aparte e disse que a denúncia será formalizada. Sobre o IPTU, disse ter tido suas razões para não votar no projeto que considerou eleitoreiro e sem visão de futuro.


Vereador Adriano Adjuto/Zé da Estrada (PPL), após os cumprimentos, mostrou-se chateado com a ação de alguns colegas de plenário e até mesmo da Administração que, segundo ele, na ânsia de angariar votos, prometem homenagear pessoas falecidas colocando seus nomes em ruas e praças. Lembrou que recentemente a Casa teve problemas com duplicidade de nomenclatura à logradouros e ainda que deve-se ter mais seriedade e respeito com as pessoas, ainda mais quando se envolve entes queridos já falecidos. Em outro assunto, reclamou que no local onde deveria ser instalada uma praça de lazer no bairro Canabrava, na orla do córrego Canabravinha, foi assentada uma academia popular. O vereador questiona a ação uma vez que a verba, oriunda do gabinete do deputado federal Jaiminho Martins, seria para a colocação de uma praça e não para outro fim. Edimilton Andrade em aparte disse que o mesmo aconteceu com ele: tendo conseguido verba para a colocação de uma academia popular no bairro Água Branca, a mesma foi instalada no bairro Bela Vista. Zé da Estrada agradeceu ao aparte e disse ser esse, mais um exemplo da 'bagunça' que esta a Administração e pediu ao líder de governo na Casa, vereador Thiago Martins, que atentasse às suas reclamações, levando-as ao Executivo.


Vereador Ilton Campos (PSDB), cumprimentou a todos e mostrou-se preocupado com a situação dos moradores da cidade de Unaí que são obrigados a conviver em companhia de cães de rua uma vez que o Ministério Público proibiu a sua prisão e posterior eliminação. Disse que deve haver um paliativo para a situação e não esperar que casos aconteçam para tomar providências. O parlamentar que também é advogado, diz entender a situação da promotoria mas, também entende que a população não pode viver às voltas com cachorros estranhos circulando pelas ruas, remexendo lixos e propagando doenças. Finalizou dizendo que esta aberta a 4ª etapa do programa 'Luz para Todos' e que, os que nunca fizeram sua inscrição, deverão fazê-la entrando em contato com a agência local da CEMIG. Alertou que somente as pessoas que nunca fizeram cadastro devem procurar a agência.


Vereador José Inácio (PMN), após cumprimentar os presentes, falou sobre a preservação de nascentes, trabalho de extrema importância e que esta sendo realizado na bacia do ribeirão Areia por iniciativa do governo do Estado e parceiros. O parlamentar esta preocupado com as correntes de água do município e pede à Administração que invista mais em cuidados para como o meio Ambiente, principalmente na preservação de nascentes. Finalizou mostrando convite recebido do gabinete do deputado federal Antônio Andrade, no qual ele convida o vereador para solenidade de posse como novo membro do PMDB, o atual senador Clésio Andrade. José Inácio lamentou que em um país grandioso como o Brasil, existam diferenças dentro de um mesmo poder. Disse isso reclamando que vereador de cidade pequena quando troca de partido é logo cassado mas, senador da república o faz, em público e ainda é aplaudido. Finalizou repetindo o velho ditado ' a corda só arrebenta do lado mais fraco'.

Espaço do Presidente:

Mais uma vez o presidente Hermes Martins Souto, do PV, pediu a atenção do Governo às estradas vicinais do município. Disse ter estado na região do Sapezal e que lá, assim como em todas as demais localidades, as estradas estão em péssimo estado. Falou também sobre a região do Jataí que esta da mesma forma. Uma vez resolvido o problema de pagamento dos motoristas de ônibus escolar, disse que precisam ter mais atenção com esse segmento e que não podem exigir muito dos motoristas uma vez que as estradas, em muitos trechos, não oferecem nenhuma garantia de trafegabilidade. Finalizou dizendo que não quer ser repetitivo e muito menos inconveniente mas, agora que as chuvas pararam, não resta desculpa à Administração para que se arrumem as estradas rurais de onde escoam as safras recordes de nossa terra. A reunião terminou às 17 horas e 45 minutos.


EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXP

Coordenação Geral: Presidente – Vereador Hermes Martins Souto

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal


Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida Governador Valadares, 594 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.


Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 12 //MAR //2012


(Segunda - Feira às 15 horas em sua Sede)



Primeira Fase:


Turno Único:



a) Discussão e votação nominal, do Projeto de Lei 9/2011, de autoria do vereador


Euler Braga, que reconhece de Utilidade Púbica, a Associação Muladeiros de Unaí –


ASMU ;



b) Discussão e votação nominal , do Projeto de Decreto Legislativo 1/2012, de


autoria do vereador Paulo Arara, que concede diploma de Mérito Empresarial à Unaí


Alinhamento e Balanceamento Ltda.



Segunda Fase:


Turno Único:



a) Votação dos Requerimentos 101 ao 125/2012, de autoria dos senhores vereadores


que solicitam as providências que especificam.


MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:

PROJETOS DE LEI:


1– De autoria do vereador Thiago Martins que institui o Dia Municipal do Profissional do Programa de Saúde da Família (PSF), e dá outras providências;

2– De autoria do senhor Prefeito Municipal, que altera a Lei 2.663, de 30 de junho de 2010, que estabelece o perímetro urbano da sede do município de Unaí;

REQUERIMENTOS :


096 – De autoria dos senhores vereadores – Requerem a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar possíveis irregularidades nas obras de pavimentação e recapeamento asfáltico realizado nas cidade de Unaí, período desde o ano de 2009.

PETIÇÔES :


014Vilmar Ferreira de Almeida – Solicita apuração de responsabilidade do Município de Unaí, pelo óbito do servidor público municipal, Sinval Ribeiro dos Santos;

015Cléver Mendes do Nascimento – Denuncia a péssima condição de tráfego das estradas rurais que passam pela região da Fazenda Sapezal, bem como as precárias condições dos ônibus escolares que trafegam naquela região;

---------------------------------------****----------------------------------------


08 DE MARÇO:



DIA INTERNACIONAL




DA MULHER


“ Um dia, senti a ilusão de que ser homem


bastaria, que o mundo masculino tudo me daria


. . .”

(Gilberto Gil)



Como a letra da música, os homens sempre


colocaram-se à frente das frentes em todos os


tempos porém, em cada canto de mundo, em


cada pequeno pedaço da história universal,


encontramos a figura altiva e ativa da mulher.


Com as mudanças ocorridas, principalmente nos


últimos 50 anos, as mulheres estão mais livres


para viverem da forma que se sentirem melhor.


Essa liberdade, ao contrário do que muitos


pensavam, trouxe para junto dos homens, braços


fortes e cabeças pensantes em prol de um mundo


melhor, um mundo de homens e mulheres que


constroem o futuro, de geração em geração.



Que a liberdade adquirida continue sendo


utilizada com sabedoria e amor. Felicidades às


mulheres de Unaí, de Minas e do mundo.


Parabéns.



Poder Legislativo – O Poder do Povo


Unaí - Minas Gerais – Quarta - Feira - 07 _ Março _2012

Edição nº 533


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO