Informativo Semanal 531

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Quaresma. Um novo tempo se abre a todos os católicos nesta quarentena de preces, orações e principalmente, reflexões. Em um total de 47 dias, pois se descontam os domingos que já se entende como um dia do Senhor, os fiéis esperam e trabalham a ressurreição de Cristo Jesus. A Câmara Municipal, deseja que a paz esteja em todos os lares e que você possa sentir-se em paz consigo mesmo. Que o Senhor abençoe a todos. Assim seja.

Aconteceu em Plenário

03ª Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa -

16ª Legislatura - Presidida pelo Vereador

Hermes Martins Souto em

23 de fevereiro de 2012, realizada em sua Sede.

Matérias Aprovadas:

Primeira Fase:

Turno Único:


a) Redação Final ao Projeto de Decreto Legislativo 8/2011, de autoria do vereador Paulo Arara, que concede o título de Cidadania Honorária Unaiense ao senhor Reigland de Freitas Boldrim Castro;

b) Redação Final ao Projeto de Lei 97/2011, de autoria do vereador Olímpio Antunes, que institui o Dia Municipal do Evangélico e dá outas providências.

Segunda Fase:

Turno Único:


a) Requerimentos 26 ao 46, 49 ao 53, 60, e 62 ao 68/2012, de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências que especificam;

b) Requerimento 54/2012, de autoria do vereador Ilton Campos, que solicita por intermédio da secretaria municipal competente, que realize gestões junto aos órgãos responsáveis no sentido de viabilizar a duplicação da rodovia MG 188, no trecho compreendido entre a ponte Abdon da Silva Salgado e o bairro Santa Clara;

c) Requerimento 59/2012, de autoria do vereador Hermes Martins Souto, que solicita providências no sentido de determinar um maior empenho dos órgãos e instituições responsáveis pelo combate a Dengue nesse município;

d) Requerimento 61/2012, de autoria do Vereador Tadeu, que solicita informações sobre os valores pagos pelo município de Unaí, refentes à locação de caminhões e máquinas, nos exercícios de 2009 à 2011.

**Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral**


Vereador Thiago Martins (PR), cumprimentando a todos parabenizou à Administração pela realização do Carnaval 2012. Lembrou que depois de anos de reivindicação, agora foi dada a largada de um Carnaval muito bem organizado, com lindas fantasias, presença maciça de crianças acompanhadas dos pais, professores, diretores de escolas, Polícia, Bombeiros, e que estão todos de parabéns, em especial ao jornalista Luiz Anselmo, grande idealizador desse recomeço. José Inácio em aparte concordou com o colega e disse que é testemunha do esforço do jornalista em busca de parceiros para essa empreitada e espera que ele tenha feito renascer o Carnaval em Unaí. Thiago Martins agradeceu ao aparte e disse que realmente Luiz Anselmo é um guerreiro e deixou o seu abraço a todas as pessoas que o ajudaram, esperando que em 2013, mais blocos se apresentem.


Vereador José Inácio (PMN), após cumprimentar os presentes disse que mais uma vez o senhor prefeito deturpou informações em seu programa semanal de rádio. Segundo o vereador, o senhor prefeito disse que foi em visita a gabinetes de deputados que obtiveram votos em Unaí na ultima eleição em busca de recursos e entendimentos e que não foi recebido pelo deputado estadual da cidade. José Inácio disse que a viagem do senhor prefeito foi um pouco tarde, coisa de sete anos, que é o que deveria ter feito no inicio de seu primeiro governo e não agora, quando ele mesmo sabe, o prefeito, que caso consiga emendas, as mesmas somente serão liberadas em 2013, quando Unaí terá um novo governante. Disse que o senhor prefeito deve sair de sua 'redoma', ouvir mais a população e tomar a direção do município. José Inácio esta preocupado com o processo da universidade federal que mesmo antes de se ter um local definido, apresenta problemas. Falou também sobre o asfalto com defeito em mais de um bairro e disse que se o governo não tomar uma atitude, a Câmara poderá sim abrir uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), para apurar o descaso.


Vereador Paulo Arara (DEM), cumprimentou os presentes e falou sobre energia elétrica. Disse que irá se encontrar com o vice presidente da CEMIG em Belo Horizonte, e que irá verificar o programa 'Luz para Todos'. Falou dos mais de 700 pontos ligados em Unaí e que ainda faltam centenas de localidades que necessitam do beneficio e que irá também, mais uma vez, pedir para os bairros Chácaras Rio Preto e Park Areia que, segundo o vereador, o governo não coloca energia por não querer. Paulo Arara reclamou de certas secretarias municipais, onde os atuais secretários são pré candidatos a vereador, estarem atendendo somente a quem lhes interessa e que isso é uma falta de conduta e até mesmo de caráter pois o povo é um só, sem distinção. Outra reclamação foi em relação as estradas que continuam ruins na opinião do vereador, dizendo que quer apenas que os mais necessitados tenham suas reivindicações atendidas.


Vereador Adriano Adjuto/Zé da Estrada (PPL), após os cumprimentos disse que o jornalista Luiz Anselmo esta realmente de parabéns pelo Carnaval iniciado por ele mas, são muitos os que merecem os elogios. Sem desmerecer o esforço do jornalista, parabenizou a todos os demais que estiveram com ele nessa empreitada que acabou dando resultado positivo. Preocupado mesmo, o vereador esta é com a situação da universidade em Unaí. Disse que por ambições pessoais, a cidade poderá até perder a unidade de ensino superior gratuito. Para ele, estão mais uma vez, brincando com o povo de Unaí que não vê e nem percebe os desmandos ocorridos em seu município. Finalizou pedindo atenção para a BR 251, no trecho Unaí/Brasília, que voltou a ser perigosa com bandidos assaltando pessoas e roubando carros em plena luz do dia. Relatou episódio ocorrido com sua esposa e pede esforços para que nenhuma outra mãe de família venha a sofrer com abusos de marginais que agem no entorno da capital federal. Pediu união e comprometimento.


Vereador Ilton Campos (PSDB), cumprimentou a todos e elogiou o Carnaval de Unaí, parabenizando aos organizadores e a população que compareceu em bom número. Também mostrou-se preocupado com a situação em que encontra-se o processo de licitação do terreno da universidade federal. Disse que Unaí não pode perder essa unidade por motivos particulares, por interesses pessoais e gananciosos e ainda, que a ação de alguns chega a ser vergonhosa. Edimilton Andrade em aparte, disse que o processo de licitação foi mal feito, ficou errado, e que o erro veio da própria universidade, o jurídico da mesma. Ilton Campos agradeceu ao aparte e disse que irá mover gestão junto a reitoria da universidade e que de tudo fara para a concretização dessa importante mudança educacional não só para Unaí mas como também para todo o noroeste mineiro. Finalizou dizendo que a ação de alguns secretários que privilegiam companheiros em detrimento à opositores é uma pratica que, infelizmente, acontece a cada ano de eleição e que o eleitor, deve sim receber o beneficio oferecido ou desejado e, na hora de votar, depositar o seu voto em quem realmente confia, não em quem pede o seu voto em troca de um caminhão de terra, uma consulta médica ou outros favores que não passam de obrigações do agente público.

Espaço do Presidente:



O presidente Hermes Martins Souto, do PV, cumprimentou a todos os presentes e lembrou que fazem oito meses que a ponte sobre o rio São Marcos, na divisa de Unaí com Cristalina, em Goiás, quebrou, foi queimada e nada foi feito. Falou das dificuldades dos moradores da região que necessitam tanto de Unaí quanto de Cristalina para fazerem suas compras e resolverem problemas pessoais e que estão tendo que dar uma volta de dezenas de quilômetros. Pediu esforço da Administração, que a mesma entre em contato com a de Cristalina, e que resolvam o problema que já esta prestes a completar aniversário. Em outro assunto, falou das estradas rurais que continuam em péssimo estado. Espera que com o final das chuvas, a Prefeitura possa fazer o seu serviço, dando maior valor aos produtores rurais, verdadeiros responsáveis pela grandeza dessa terra. Finalizou falando sobre o asfalto colocado em determinados bairros e que em menos de quatro meses já apresentam problemas. Disse que a Administração não pode jogar dinheiro fora como o esta fazendo e que se assim continuar, os vereadores serão obrigados a abrirem uma CPI, onde os fatos deverão serem esclarecidos judicialmente. A reunião foi encerrada às 17 horas e 45 minutos.



EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXP

Coordenação Geral: Presidente – Vereador Hermes Martins Souto

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal

Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida Governador Valadares, 594 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.


Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 27 //FEV //2012

(Segunda - Feira às 15 horas em sua Sede)

Primeira Fase:

Turno Único:



a) Discussão e votação do Projeto de Lei 4/2012, de autoria do senhor Prefeito



Municipal, que denomina ' Pedro Fernandes da Silva ' o bem público que menciona.



Segunda Fase:


Turno Único:



a) Votação dos Requerimentos 69 ao 82/2012, de autoria dos senhores vereadores


que solicitam as providências que especificam;



b) Discussão e votação da Moção de Congratulação 1/2012, de autoria do vereador


Edimilton Andrade para com o doutor Joaquim Tomas da Silva, em razão de sua


reeleição ao cargo de diretor clínico do Hospital Municipal 'Doutor Joaquim


Brochado', ocorrida no dia 1 de fevereiro do corrente ano;



c) Discussão e votação da Moção de Congratulação 2/2012, de autoria do vereador


Edimilton Andrade para com o doutor Marcelo Torres Chaves, pelos relevantes


serviços prestados aos munícipes na qualidade de fisioterapeuta da Clinica


Reabilitar.



MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:


PROJETOS DE LEI:


1– De autoria do vereador Thiago Martins que institui o Dia Municipal do Profissional do Programa de Saúde da Família (PSF), e dá outras providências;

2– De autoria do senhor Prefeito Municipal, que altera a Lei 2.663, de 30 de junho de 2010, que estabelece o perímetro urbano da sede do município de Unaí;

3– De autoria do senhor Prefeito Municipal, que denomina de 'Francisco de Assis Versiani” o bem púbico que menciona;

4- De autoria do senhor Prefeito Municipal, que denomina de 'Pedro Fernandes da Silva' , o bem público que menciona.

PROJETOS DE DECRETOS LEGISLATIVOS:


001 – De autoria do vereador Paulo Arara que concede diploma de Mérito Empresarial à empresa Unaí Alinhamento e Balanceamento.

PETIÇÔES :


010 – Vereador Tadeu – Denuncia irregularidades na aprovação do projeto de loteamento urbano denominado 'Águas Claras';

011Altino Pereira Gonçalves – Denuncia irregularidades no transporte escolar de alunos da região denominada Mata Velha, neste município;

014Vilmar Ferreira de Almeida – Solicita apuração de responsabilidade do Município de Unaí, pelo óbito do servidor público municipal, Sinval Ribeiro dos Santos;

015Cléver Mendes do Nascimento – Denuncia a péssima condição de tráfego das estradas rurais que passam pela região da Fazenda Sapezal, bem como as precárias condições dos ônibus escolares que trafegam naquela região;

016- Produtos Farmacêuticos Borges Ltda – Denuncia arbitrariedade do Poder Executivo ao limite de horário de funcionamento das farmácias no município.

---------------------------------------****----------------------------------------


QUARESMA +*+*+*+*



A quaresma tem seu inicio na Quarta-feira de


Cinzas e seu término ocorre na Sexta-feira Santa,


até a celebração da Missa da Ceia do Senhor


Jesus Cristo com os doze apóstolos. Os católicos


realizam a preparação para a Páscoa. O período é


reservado para a reflexão e a conversão espiritual.


O crente deve se aproximar de Deus visando o


crescimento espiritual. São convidados a fazerem


uma comparação entre suas vidas e a mensagem


Cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação


significa um recomeço, um renascimento para as


questões espirituais e de crescimento pessoal. O


cristão deve intensificar a prática dos princípios


essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma


pessoa melhor e proporcionar o bem para os


demais. A quaresma vai a até a Páscoa quando o


Senhor ressuscita. Reflita.




Poder Legislativo – O Poder do Povo


Unaí - Minas Gerais – Sexta - Feira - 24 _ Fevereiro _ 2012

Edição nº 531


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO