Informativo Semanal 529

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Quarta Sessão Legislativa. Cada legislatura concede um mandato de quatro anos que é dividido em quatro partes que são chamadas de sessões legislativas. A Câmara de Unaí, assim como as demais Casas legislativas municipais, entra em seu ultimo ano com forças redobradas e com esperanças de que seja esse, mais um grandioso ano para todos que aqui vivem. Que saibamos, democraticamente, escolher o melhor para todos.

Aconteceu em Plenário

01ª Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa -

16ª Legislatura - Presidida pelo Vereador

Hermes Martins Souto em

06 de fevereiro de 2012, realizada em sua Sede.

Matérias Aprovadas:

Primeira Fase:

Primeiro Turno:

a) Projeto de Lei 97/2011, de autoria do vereador Olímpio Antunes, que institui o Dia Municipal do Evangélico e dá outras providências.

Segundo Turno:

a) Projeto de Lei 90/2011, de autoria do senhor Prefeito Municipal, que autoriza a aquisição, por compra, do imóvel que especifica e dá outras providências.

Segunda Fase:

Turno Único:


a) Requerimentos 439/2011, de autoria de vereador que solicita a providência que especifica;

b) Moção de Congratulação 47/2011, de autoria do vereador Thiago Martins, para com o senhor Rubens Martins, em razão do lançamento da revista Retrospectiva 2011, realizado na noite de 14 de dezembro de 2011;

c) Moção de Congratulação 48/2011, de autoria do vereador Thiago Martins, para com a Casa da Amizade ' Marlene Vieira Coelho', em razão da organização e implementação da Casa do Papai Noel de 2011;

d) Moção de Congratulação 49/2011, de autoria do vereador Edimilton Andrade, para com o senhor Soldado PM Cidiarley Barros do Carmo, em razão dos relevantes serviços prestados aos nossos munícipes na qualidade de instrutor dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – (PROERD), em 2011.

Manifestação de Pesar


A Câmara Municipal de Unaí, em Requerimento do vereador Adriano Adjuto/Zé da Estrada, com o apoio de todos os demais vereadores, manifesta PESAR aos familiares do jovem Bruno Valadão de Carvalho, pelo seu lamentável falecimento ocorrido no dia 24 de janeiro do corrente.

**Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral**


Vereador Edimilton Andrade (PSD), cumprimentou a todos dando as boas vindas e entrou em um assunto sério e delicado: a Dengue. O parlamentar falou sobre as providências que todos devem tomar para que Unaí não venha sofrer com essa já conhecida doença. Alertou a todos, falou sobre os trabalhos da secretaria municipal de Saúde e lembrou do velho ditado que diz que: “prevenir é bem melhor que remediar”. Para Edimilton, se a população por inteiro se mobilizar, Unaí, novamente, não terá problemas com os mosquitos. Preocupado também esta o vereador com as condições que ora passam os moradores ribeirinhos. Citou vários pontos da cidade que precisam ser revistos e que são reincidentes em alagamentos em épocas de chuvas. Paulo Arara em aparte, disse que desde 2009 envia requerimentos à Prefeitura solicitando serviços nos locais e que só recebe promessas e que, para ele, falta boa vontade. Edimilton Andrade agradeceu ao aparte e pediu a Administração que resolva o problema de vez, levando tranquilidade a boa parcela da população.


Vereador Euler Braga (PSDB), cumprimentando a todos, foi com felicidade que relatou a visita que fez juntamente com uma comissão formada por membros da ANMECC (Associação Noroeste de Minas de Estudo e Combate ao Câncer), e amigos, ao Hospital do Câncer de Barretos. Euler Braga relatou que todos foram muito bem recebidos e pela primeira vez, tiveram a oportunidade de conhecer, com detalhes, todos os departamentos do grande complexo hospitalar. Na oportunidade, foi apresentado à diretoria de Barretos, a planta do futuro hospital que será construído em Unaí com participação de toda a região. Disse ainda, que em outubro, na segunda quinzena, virá a Unaí um ônibus equipado para a realização de exames de próstata e mama. Thiago Martins em aparte, deu os parabéns ao colega pelo engajamento aos projetos, disse saber das dificuldades e desejou que Unaí e região possam o mais breve possível contar com o seu hospital. Ilton Campos também em aparte, disse ter visto em reportagem que o câncer, se diagnosticado precocemente, tem 100% de cura e por isso, também ajuda no que pode para a realização do projeto regional. Euler Braga agradeceu a ambos e disse que o trabalho é em conjunto e que fica feliz em poder estar ajudando e sabe que os trabalhos apenas começaram.


Vereador Paulo Arara (DEM), após os cumprimentos lembrou dos inúmeros requerimentos de sua autoria enviado ao Executivo, pedindo ao mesmo providências junto à comunidade e, é com desgosto que vê que quase nenhum foi atendido uma vez que a cidade, segundo ele, anda suja, cheia de mato e ainda tendo problemas com enchentes até hoje. Falou da denúncia que fez sobre a qualidade do asfalto colocado no bairro Zé Pedro, quando foi desdenhado por alguns. Sem orgulho e sim com rancor, mostra a prova de sua preocupação uma vez que, com as fortes chuvas da semana anterior, muito do asfalto foi destruído, abrindo imensas crateras no meio da rua. Paulo Arara falou ainda sobre a proliferação de caramujos em terrenos baldios que precisam da ação da Vigilância Sanitária. Finalizou dizendo que chega de desmandos.


Vereador Thiago Martins (PR), cumprimentando a todos, também se mostrou feliz com a concretização de um de seus trabalhos, uma vez que começam a ser instaladas na sede do município as conhecidas academias populares, em pleno ar livre, onde toda a população poderá se servir e praticar esportes em aparelhos. Falou da luta em conseguir, desde o então deputado federal José Santana à posteriormente seu filho, Bernardo, e ainda sobre a disposição da Administração em aumentar o número das academias que serão distribuídas inicialmente em seis pontos distintos. Em outro assunto, parabenizou ao jornalista Luiz Anselmo, pela edição número 18 da Minas em Revista que comemorou nesta edição, dez anos de veiculação estadual. Elogiou o profissional e destacou sua garra em sempre querer mostrar Unaí aos demais.


Vereador Adriano Adjuto/Zé da Estrada (PPL), após os cumprimentos, disse ter recebido reclamação de moradores que discordam com a colocação de um cômodo para sanduíches na praça da Matriz. Sabendo que o proprietário do mencionado local de lanche lá esta há muitos anos, discordam não com o estabelecimento e sim, com o local onde esta sendo construído. Sugerem em frente a esquina do prédio do Jeová Costa. Pedem apenas uma mudança de local dentro da própria praça. Em outro assunto, falou também sobre a fiscalização em certos 'puxadinhos' que geralmente são feitos em frente a estabelecimentos comercias. Disse que se a Administração for autuar um infrator, terá que fazê-lo com dezenas de irregulares em toda a cidade. Zé da Estrada reconhece e respeita o código de conduta do município mas, pede igualdade para todos. Ou multa todos, ou não se multa ninguém.


Vereador José Inácio (PMN), cumprimentando os presentes, deu continuidade ao abordado pelo colega Zé da Estrada e disse que o Governo privilegia companheiros em detrimento a opositores, esquecendo que todos são cidadãos de Unaí. Lembrou que no Kamayurá, foi dito que todas as ruas seriam asfaltadas e agora, voltam atrás dizendo que não podem asfaltar por algumas ruas não possuírem moradores. Para ele é errado. Elogiou a ação da TV Rio Preto que fez reportagem detalhada sobre as enchentes em Unai, mostrando à população, a verdade e a calamidade por que passam muitos moradores em épocas de grandes chuvas. Em outro assunto, falou sobre recente trabalho do deputado Delvito Alves, que fez entregas de tratores, caixas d'água, poço artesiano e até verba em especie para assentamentos do município. Disse que mesmo com o Governo discordando, virá o dia em que todos os assentamentos terão seu próprio trator e não mais dependerá da Administração para aração e plantio. Finalizou parabenizando ao colega Euler Braga, reconhecendo seu valor, seu trabalho e coragem em prol de seu povo, não só em relação ao hospital do câncer mas em todos seus demais trabalhos.

Espaço do Presidente:


Hermes Martins Souto, do PV, fez minuciosa declaração sobre os fatos ocorridos com o asfalto no bairro Zé Pedo. Lembrou que a Casa, manifestada por mais de um vereador, informou a Administração sobre a má qualidade do asfalto que foi colocado no bairro e, mesmo assim, nada foi feito, ninguém fiscalizou a contento e agora, com as pesadas chuvas que caíram, muito do que foi feito, foi, literalmente 'por água abaixo'. Pediu ao Governo que tenham mais cuidado com as obras, que coloquem realmente fiscais confiáveis e que não percam tempo e nem dinheiro com obras que não aguentam nem uma estação. Pediu, em tom de conciliamento, que os prometidos próximos asfaltos, tenham a qualidade certa, que não decepcionem mais a comunidade e que o serviço seja feito uma única e definitiva vez. Lamentando a perda de tempo e dinheiro, finalizou parabenizando ao colega Euler Braga e toda a comissão que esteve em Barretos, pelas conquistas até hoje concluídas e deixou o Legislativo aberto para o que puder fazer em prol do Hospital Regional do Câncer. A reunião foi finalizada às 17 horas e 31 minutos.

EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPE

Coordenação Geral: Presidente – Vereador Hermes Martins Souto

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal

Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida Governador Valadares, 594 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.


Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 13 //FEV //2012

(Segunda-Feira às 15 horas em sua Sede)

Primeira Fase:

Segundo Turno:


a) Discussão e votação do Projeto de Lei n.º 90/2011, de autoria do senhor Prefeito Municipal, que autoriza a aquisição, por compra, do imóvel que especifica e dá outra providência;

Segunda Fase:

Turno Único:



a) Discussão e votação do do Parecer que dá Redação Final ao Projeto de


Lei 90/2011, de autoria do senhor Prefeito Municipal, que autoriza a


aquisição, por compra , do imóvel que especifica e, dá outras providências;



b) Discussão e votação nominal do Projeto de Decreto Legislativo, 8/2011,


de autoria do vereador Paulo Arara, que concede o título de Cidadania


Honorária ao senhor Reigland de Freitas Boldrim Castro.



Segunda Fase:



Turno Único:



a) Votação dos Requerimentos 2 a 25/2012, de autoria dos senhores


vereadores que solicitam as providências que especificam;



b) Discussão e votação da Moção de Congratulação 50/2011, de autoria do


vereador Edimilton Andrade, para com a Soldado PM Lucimeire Viana da


Silveira, em razão dos relevantes serviços prestados aos nossos munícipes, na


qualidade de instrutora dos alunos do Programa Educacional de Resistência


às Drogas e a Violência (PROERD), no ano de 2011.


MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:


PETIÇÔES :


010 – Vereador Tadeu – Denuncia irregularidades na aprovação do projeto de loteamento urbano denominado 'Águas Claras';

011Altino Pereira Gonçalves – Denuncia irregularidades no transporte escolar de alunos da região denominada Mata Velha, neste município;

014Vilmar Ferreira de Almeida – Solicita apuração de responsabilidade do Município de Unaí, pelo óbito do servidor público municipal, Sinval Ribeiro dos Santos;

015Cléver Mendes do Nascimento – Denuncia a péssima condição de tráfego das estradas rurais que passam pela região da Fazenda Sapezal, bem como as precárias condições dos ônibus escolares que trafegam naquela região;

016- Produtos Farmacêuticos Borges Ltda – Denuncia arbitrariedade do Poder Executivo ao limite de horário de funcionamento das farmácias no município.


---------------------------------------****----------------------------------------



* Todos Juntos *



Mais uma vez é tempo de todos nós


'arregaçarmos as mangas' e começarmos a


olhar os nossos quintais, nossos depósitos,


cantos de casas, emfim, olhar tudo, nem que


seja uma tampinha de garrafa. Se ela pode


acumular água limpa, é local propício para o


indesejado mosquito da Dengue depositar


suas larvas.



Mesmo Unaí e região já terem vividos


momentos tristes com esse inseto, seu povo,


sua gente, deu mostras no verão passado que


podemos combatê-lo. Sendo assim, vamos


repetir a dose, vamos, TODOS JUNTOS, fazer a


nossa parte para que não sejamos,


literalmente, nocauteados por um mosquito.






Lembre-se: Dengue Mata. - Faça a sua


parte.


Poder Legislativo – O Poder do Povo


Unaí - Minas Gerais – Quarta-Feira - 08 _ Fevereiro _ 2012

Edição nº 529


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO