Informativo Semanal 513

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
7 de Setembro. Esta data, um dia, marcou o inicio de uma nova era no país. Dom Pedro I deu o grito de independência, as margens do Ipiranga e assim estava decretado que o Brasil se tornara uma nação soberana e não mais uma colonia de Portugal. A Câmara Municipal, deseja que essa liberdade conquistada esteja representada em cada brasileiro neste dia de louvor a pátria. Viva o 7 de Setembro.

Aconteceu em Plenário

27ª Reunião Ordinária da Terceira Sessão Legislativa -

16ª Legislatura - Presidida pelo Vereador

Hermes Martins Souto em

05 de Setembro de 2011, realizada em sua Sede.


Senhores Leitores:


Informamos a todos que, devido ao trancamento da pauta do dia, pela apreciação do projeto de lei 50/2011, que autoriza o município de Unaí a contrair uma divida de 3 milhões junto ao BDMG e, estando a mesma sob investigação devido denuncia protocolada na Casa, o senhor presidente, vereador Hermes Martins Souto, juntamente com a maioria de seus colegas, decidiram esperar por uma informação mais concreta e detalhada a respeito da suposta denúncia e assim, proceder de forma correta e sem ressalvas os trâmites normais da Casa. Uma vez assim, as matérias voltarão a ser apreciadas na próxima reunião ordinária, que se dará na segunda-feira, dia 12 do corrente. Certo da compreensão de todos, agradecemos.


Atenciosamente.

A Redação.

Manifestação de Pesar:


A Câmara Municipal de Unaí em Requerimento do vereador Euler Braga, com o apoio de todos os demais vereadores, manifesta PESAR aos familiares do senhor Manoel Francisco Pires, pelo seu lamentável falecimento ocorrido no dia 29 de agosto, assim como também, manifesta PESAR aos familiares do senhor Romeu Araújo, pelo seu lamentável falecimento ocorrido no dia 03 de setembro do corrente.


*Assuntos Relevantes do Dia e Assuntos de Interesse Geral *


Vereador Adriano Adjuto/Zé da Estrada (PMDB), cumprimentou a todos e lembrou que em reunião anterior informou que sua esposa, senhora Andreia Machado, é a nova presidente do PHS (Partido Humanista da Solidariedade), partido esse simpático ao nome do vereador e que agora, conta com um novo apoio junto ao PRTB (Partido da Renovação Trabalhista Brasileiro), que tem como presidente o senhor Carlos Henrique. Disse que é mais um partido a unir forças para a construção de um novo futuro.


Vereador Paulo Arara (PSB), após os cumprimentos, pediu ao líder de Governo, vereador Thiago Martins, que pedisse ao secretário de Obras para ter mais cuidado com o que fala, pois o mesmo disse que os bairros Itapuã e Zé Pedro iriam ter o serviço de asfaltamento iniciado há três semanas e até hoje nada. Disse que os moradores dos bairros já estão chateados e sentindo-se enganados pela Administração e que isso não se faz. Paulo Arara ainda reclamou do amontoado de lixo que esta se formando no final do bairro Politécnica, próximo a cachoeira do rio Preto que, se não for retirado e com a vinda das chuvas, o lixo irá todo para dentro do rio. Alertou mais uma vez e pede providências. Finalizou agradecendo por finalmente ter inicio o serviço de colocação de meio fio em diversos bairros.


Vereador José Inácio (PMN), cumprimentou a todos e falou de sua participação em audiência pública realizada na ultima sexta-feira (02/09), quando deputados estaduais discutiram a vinda da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que será construída em Unaí. O vereador lamentou a ausência de representantes do Executivo, dizendo que em um evento dessa envergadura, deveria ter a Administração, enviado pelo menos um representante mas, pelo menos Unaí terá sua universidade federal e se concretizará como polo também em Educação.


Vereador Ilton Campos (PSDB), após os cumprimentos, disse que também esteve presente na audiência pública e que também notou a ausência dos representantes do Governo municipal porém, notou a ausência de certas autoridades que possaram para fotos expostas em jornais regionais, colocando-se como 'pais da criança', mas que também não estavam presentes. Elogiou a postura do deputado Almir Paraca e lembrou aos presentes que bem antes dessa data, o senhor Prefeito e sua equipe já estavam em viagens e em reuniões que possibilitaram a vinda da universidade. Destacou que o senhor Prefeito esta sim muito feliz com o beneficio, tanto que já esta percorrendo os terrenos oferecidos, analisando qual será o melhor para a futura construção que tem previsão de término em 2014. Finalizou falando sobre o trabalho de colocação dos meios fios (guias de ruas), em bairros que já receberam o asfalto e espera que a colocação termine antes das chuvas.


Vereador Thiago Martins (PR), após cumprimentar a todos deu os parabéns a Administração em nome do vice prefeito, José Gomes Branquinho, pelo envio de projeto de lei que autoriza o município a contrair uma divida de 3 milhões junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), valor esse destinado a compra de máquinas pesadas e caminhões que serão utilizados em obras nas zonas urbana e rural. Thiago Martins disse que esse dinheiro possibilitará a realização de muitas outras obras e que de posse desse novo maquinário, Unaí terá sim e com certeza, 100% de sua demanda asfáltica concluída. Finalizou mais uma vez dando os parabéns a Administração, dizendo que ainda há muito o que fazer e que com certeza será feito.


Vereador Tadeu (PMDB), cumprimentou os presentes e disse que essa verba pleiteada de 3 milhões junto ao BDMG é uma ação populista. Para ele, dizer que esse maquinário servirá para trabalhos agora, no presente, é querer enganar a população. Para ele, não há tempo hábil para firmar contrato, receber a verba, fazer licitação, verificar prazo de entrega e a partir dai, começar a planejar os trabalhos. José Inácio entrou em aparte e disse que esta muito tarde para comprar caminhões, que essa iniciativa deveria ter sido tomada bem antes, ainda em seu primeiro mandato. Vereador Tadeu agradeceu ao aparte e finalizou dizendo que esse ato populista é somente para chamar a atenção e que duvida muito se essas máquinas chegarão a tempo de algum serviço ainda sob o comando desse atual Governo.


Tribuna:


O Vereador Tadeu, do PMDB, fez uso da Tribuna da Casa para pedir aos seus pares que façam uma audiência pública para verificar a intenção da população em termos de aumento ou não do numero de cadeiras no Legislativo. Disse que foi voto vencido em reunião de comissão mas, pede aos seus pares que verifiquem com cautela e sabedoria as novas normas e mudanças para que o município como um todo não saia perdendo. Para ele, não é hora de olhar para assuntos pessoais ou que possam favorecer alguns, é hora de se pensar grande, de se pensar em Unaí, por isso, insiste em uma audiência pública. A reunião teve seu término às 17 horas e 34 minutos.

EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPE

Coordenação Geral: Presidente – Vereador Hermes Martins Souto

Produção e Revisão: Washington Moreno – Reg. Mtb JP 5. 065/DF

Supervisão: Dr. Francisco José Machado Adjuto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira

Tiragem : 250 Exemplares Semanal

Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida Governador Valadares, 594 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br Home Page:/www.camaraunai.mg.gov.


Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 12 // SET //2011

(Segunda-Feira – Em sua Sede às 15 horas)


Primeira Fase:

Primeiro Turno:


a) Discussão e votação do Projeto de Lei 50/2011, que autoriza o município de Unaí a contratar com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A (BDMG), operações de crédito com outorga de garantia e dá outras providências.

Turno Único:


a) Discussão e votação do Parecer que da Redação Final ao Projeto de Lei 47/2011, de autoria do senhor Prefeito Municipal, que autoriza a aquisição, por compra, do imóvel rural que especifica e a abertura de crédito adicional especial ao orçamento vigente;

b) Discussão e votação do Parecer que da Redação Final ao Projeto de Lei 48/2011, de autoria do senhor Prefeito Municipal, que autoriza a aquisição, por compra, do imóvel que especifica e dá outras providências;

c) Discussão e votação do Parecer que da Redação Final ao ao Projeto de Lei 52/2011 de autoria do senhor Prefeito Municipal, que desafeta o imóvel público que especifica e autoriza o Poder Executivo a doá-lo a Associação Noroeste Mineiro de Estudos e Combate ao Câncer (ANMECC), e dá outras providências.

Segunda Fase:

Turno Único:


a) Votação dos Requerimentos 327, 328, 329, 330, 331, 333 e 334/2011, de autoria dos senhores vereadores que solicitam as providências que especificam;

b) Votação do Requerimento 332/2011, de autoria do vereador José Inácio, que solicita informações que especifica;

c) Discussão e votação da Moção de Congratulação 25/2011, de autoria do vereador Adriano Adjuto/Zé da Estrada.

MATÉRIAS EM TRAMITAÇÃO NAS COMISSÕES:


PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO:


003– De autoria do vereador José Inácio que Susta, os efeitos da Portaria 28, de 24 de janeiro de 2011, do Serviço Municipal de Saneamento Básico de Unaí (SAAE).

PETIÇÔES :


004 Vereador José Inácio - Expõe fatos sobre as condições de atendimento prestados às crianças e adolescentes nos programas e projetos municipais;

006 – Vereador José Inácio – Denuncia irregularidades ocorridas no Centro de Ensino Infantil 'Geraldo José Martins' neste município;

007 – Robson Pereira Maciel – ME – Denuncia arbitrariedade da Prefeitura Municipal de Unaí na rescisão de contrato e outros;

008Aristéia José Pereira – Apresenta reclamação acerca do ponto de ônibus que especifica;

009 – Elias Alves Ribeiro – Denuncia irregularidades na liberação de recursos pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), junto ao município de Unaí.

---------------------------------------------------****-------------------------------------------------

Câmara e Comunidade:


7 DE SETEMBRO


Você, morador de Unaí e/ou região, não pode perder nesta quarta-feira, feriado nacional

o grande desfile na avenida Governador Valadares.

Todas as escolas participando, bandas de músicas, desfile de militares e muito mais.

Vá e leve toda a sua família. Divirta-se junto aos seus e ainda participe de nossa maior data cívica.

7 DE SETEMBRO,

Saia de casa cedo e vá participar desse grande dia festivo.

Mais informações: Prefeitura Municipal de Unaí


Poder Legislativo – O Poder do Povo


Unaí - Minas Gerais – Terça - Feira - 06 _ Setembro _ 2011

Edição nº 513


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO