Informativo Semanal 388

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
15 DE NOVEMBRO DE 1889. Há 119 anos, em uma manhã, na cidade do Rio de Janeiro, Marechal Deodoro da Fonseca, maior figura militar do Brasil de então e que, convencido por Beijamim Constant de que república era muito melhor que imperialismo, decidiu assumir o papel de revolucionário e decretou o fim das disparidades da Coroa. Pego de surpresa, descansando em Petrópolis, Dom Pedro II pensou que os militares estavam apenas querendo mudanças no Ministério da Guerra. “Cada povo tem o governo que merece”. A Câmara Municipal de Unaí, espera que com a repetição da conhecia frase popular e a proximidade da data cívica, você possa lembrar que com a república veio o voto e com o voto a sua decisão de mando. Um novo governo, eleito pela maioria toma posse em janeiro. Ajude-o a ajudar você. Faça a sua parte.

Clique aqui e confira as demais fotos da reunião

Aconteceu em Plenário

35ª Reunião Ordinária da Quarta Sessão Legislativa - 15ª Legislatura

Presidida pelo Vereador Juca da Coagril em 10 de Novembro de 2008


Mesa Diretora




Explicação Faz:


Com a forte chuva que caiu na tarde de segunda-feira em quase todo o município, alegrando agricultores, pecuaristas e população em geral que a esperava ansiosa, devido a essa chuva e ainda, com as obras de construção do anexo do prédio da Câmara, acabou por alagar o plenário principal da Casa. Com o fato, a 35ª Reunião Ordinária foi transferida para o plenário de comissões, conhecido entre os parlamentares unaienses como o 'plenarinho'. Em um ambiente pequeno, mas totalmente dentro das normas do Legislativo de Unaí e sem perder em um só instante o sentido, a reunião teve seu inicio às sete horas. O presidente Juca da Coagril abriu os trabalhos e passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Euler Braga, que leu as correspondências recebidas durante a semana. Foi justificado pelo presidente, aos presentes, os motivos que levaram a transferência do local da reunião e ainda, explicou os motivos de não se ter matérias para apreciação naquela noite. Em uma reunião que deve ter sido a mais rápida de toda a história do Legislativo em Unaí, os senhores vereadores se absteram do uso da palavra e não tendo mais o que tratar o senhor presidente, Juca da Coagril, encerrou a mesma às 19:15 horas.


-------------------------------------------*****----------------------------------------


Senhores leitores, devido o espaço surgido por falta de maiores acontecimentos na reunião ordinária desta semana, objeto principal desse informativo, iremos descrever em poucas linhas um pouco da história desse imenso país, falando sobre a Proclamação da República. Esperamos que você tenha uma boa leitura e que possa relembrar de como foi que escreveram sobre uma liberdade maior para o Brasil. Boa leitura.


No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.


Crise da Monarquia

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

  • Interferência de D. Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;

  • Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

  • A classe média ( funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;

  • Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico.

Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D. Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

 Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D. Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.


Poder Legislativo – O Poder do Povo



EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEDIENTE#EXPEXPEDIE


Coordenação Geral: Vereador - Presidente Juca da Coagril

Produção e Revisão: Washington Moreno – Registro Mtb 5.065/DF

Supervisão: Dr. Antônio Martins Soares Souto

Distribuição: Jesmo Lourenço Pereira – Tiragem 250 Exemplares

Câmara Municipal de Vereadores de Unaí

Avenida Governador Valadares, 594 – Centro – Unaí – Minas Gerais

Telefax (038) 3676 1477/3357 - Caixa Postal - 123 camara@camaraunai.mg.gov.br HomePage:/www.camaraunai.mg.gov.




Anúncio da Ordem do Dia

Próxima Reunião: 17 //NOV //2008 - (Segunda-Feira)


Primeira Fase:

Turno Único:


a) Discussão e votação do Projeto de Lei 033/2008.

Segunda Fase:


a) Votação, em grupo, dos Requerimentos 0244,0245, 0246, 0247, 0248 e 0249/2008, de autoria dos senhores vereadores que solicitam providências que especificam.


Matérias em Tramitação nas Comissões:


PROJETOS DE LEI :


031/08 – De autoria do senhor Prefeito Municipal, que estabelece a forma de financiamento das políticas públicas a serem executadas pelo município de Unaí em 2009 e dá outras providências;

034/08 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que fixa as contribuições previdenciárias que específica em favor do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais – UNAPREV – e altera dispositivo da Lei 2.297, de 25 de maio de 2005, que reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Unaí;

035/08 – De autoria do senhor Prefeito Municipal que exclui ações de programas que específica do Anexo de Prioridades e Metas de Governo da Lei 2.562, de 07 de junho de 2008, que 'estabelece as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do exercício de 2009';

036/08- De autoria do vereador Adriano Adjuto – Zé da Estrada, que institui o “Dia Municipal do Leonino” no município de Unaí;

037/08 – De autoria do vereador Adriano Adjuto – Zé da Estrada, que institui o “Dia Municipal do Rotariano”, no município de Unaí.

PROJETOS DE LEI COMPLEMENTAR:


003/08 – De autoria do vereador Junei Martins, que acrescenta dispositivos a Lei Complementar 037, de 29 de dezembro de 2002, que institui o Código Sanitário do Município.


----------------------------------------****--------------------------------------------


Câmara e Comunidade:



Convite


O Excelentíssimo Senhor Presidente da


Câmara Municipal de Vereadores de


Unaí, José Mário kazmirczak – Juca da


Coagril, no uso de suas atribuições legais,


especialmente a que lhe confere o Art. 80,


II, 'a', da Resolução 195, de 25 de


novembro de 1992, convida vossa


senhoria, para Reunião Solene de entrega


de Méritos Honoríficos a homens e


mulheres que com sua luta diária ajudam


a construir esse imenso município,


dotando-o de sempre mais profissões e


profissionais, consolidando a Unaí, sua


posição de cidade Pólo regional.




Data: 20 NOV 08

Horário: 20:00 horas

Local: Plenário 'Vereador Antônio Pereira dos Santos'




Poder Legislativo – O Poder do Povo



Unaí - Minas Gerais – Terça-Feira - 12 _ Novembro _ 2008

Edição nº 388


LEGISLATIVO – O PODER DO POVO