Fundação Municipal de Arte e Cultura presta contas ao Legislativo

Em ato inédito em sua história, a FUMAC, por intermédio de seu presidente, César Junior, mostra relatório de atividades aos senhores vereadores durante reunião ordinária.

Criada em administrações anteriores, a FUMAC (Fundação Municipal de Arte e Cultura), vem se perpetuando e se desenvolvendo ao ponto de pedir a cidade que se crie uma secretaria voltada para as causas culturais. Seu crescimento em projetos e planos de trabalhos voltados em sua maioria para os jovens, vem despertando o interesse por parte da população que encontra em um dos cursos algo que o satisfaça e possa exprimir, da forma que melhor se expressar, a sua arte.

O atual diretor-presidente, César Júnior, um dos pioneiros na luta pela Cultura em Unaí, vem desenvolvendo deste março, quando assumiu, projetos que fazem com que sua fundação passe a ser mais percebida e valorizada. Em espaço aberto na ultima reunião ordinária da Câmara Municipal de Unaí, o jovem administrador falou sobre a importância de se dar personalidade jurídica a todos os grupos de fazedores de Cultura. Falou das associações criadas, que darão maior visibilidade as ações, podendo as associações, com o tempo, serem auto sustentáveis, recebendo verbas do Estado e do governo Federal.

Sobre a Biblioteca Municipal, que fica sob seus cuidados, falou das mudanças e aquisições, maiores espaços para crianças e até uma Gibiteca, onde se encontram mais de 500 gibis de todos os tempos. César Junior espera que com o Censo Cooperativo da Cultura de Unaí, possa catalogar todos em todos os rincões, pessoas que exercem de alguma forma a arte e assim, dar maiores condições desse artesão ou poeta desconhecido de se destacar e mostrar a todos sua arte, arte essa que é de uma comunidade, inspirada em um povo.

Esperando que os trabalhos sejam desenvolvidos a contento, contando sempre com a participação da comunidade, o diretor -presidente da FUMAC falou a reportagem. “ Unaí vive hoje um florescimento cultural. Aproveito o momento para agradecer aos nobres vereadores desta Casa, secretários municipais parceiros da Cultura, ao nosso vice-prefeito, Branquinho que acompanha de perto todo o movimento cultural de Unaí, ao nosso prefeito Antério Mância, que entende Cultura como elemento fundamental na formação de nossos jovens e, agradeço principalmente, a população que tem participado das atividades ajudando a desenvolver projetos. A todos o nosso muito obrigado”. Disse emocionado, César Júnior.