Funcionários da Câmara participam de treinamento de Cerimonial

por thiago — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Nos dias 3 e 4 de setembro os servidores do Legislativo de Unaí, os senhores Washington Moreno e Thiago Torres, participaram do treinamento ministrado pelo Dr. Francisco Etelvino Biondo, renomado mestre de cerimônia do Senado Federal e que agora presta serviços no Interlegis e ministrou o Curso presencial de Cerimonial no Ambiente Legislativo.

Em 3 e 4 de setembro, servidores de várias partes do País participam do curso presencial de Cerimonial no Ambiente Legislativo, desenvolvido e aplicado por Francisco Etelvino Biondo, que é diretor de Formação e Atendimento à Comunidade Legislativa, do Interlegis, que dentre várias cerimônias que organizou destaca-se a posse do Presidente Lula em 2003, oportunidade na qual foi coordenador da equipe de cerimonial.

Participam representantes das Câmaras de Salvador, Seabra e Teixeira de Freitas (BA); Sobral (CE), Barra de São Francisco (ES); Jataí (GO); João Pinheiro, Patrocínio, Pouso Alegre e Unaí (MG), Dourados (MS); Teresina (PI); Irati (PR); Mendes e Vassouras (RJ); Bento Gonçalves (RS); Piracicaba; São José do Rio Preto e Sorocaba (SP).

cerimonial interlegis3Biondo explica que o enfoque principal é destacar o relevo do cerimonial dentro da atividade legislativa. São apresentados aos 52 participantes a história, os conceitos básicos e os procedimentos e técnicas necessários para o planejamento e a realização de cerimônias e eventos no âmbito do Poder Legislativo.

São quatro módulos. No primeiro, "História e conceitos básicos", "Cerimonial Público", além disso, no terceiro módulo, o professor reforça como deve ser o emprego e a correta utilização dos símbolos nacionais - em especial, a Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. No final, é apresentado o Módulo "Planejamento de cerimônias", no qual se apresenta como são feitos a classificação dos eventos e sua tipologia, o planejamento, a montagem e gerência do check-list e a aplicação dos critérios de precedência na composição de mesas.

cerimonial interlegis2
Washington Moreno, Francisco Biondo e Thiago Torres

Fonte: http://www.interlegis.leg.br/Members/luizcar/capacitacao-interlegis-oferece-curso-presencial-de-cerimonial-no-ambiente-legislativo-em-brasilia/