Formandos do PROAC visitam o Legislativo

Por iniciativa do PROCON/Câmara, alunos de projeto de formação humana visitam as dependências da Câmara Municipal de Unaí e absorvem noções de como funciona a Casa. A convite do responsável pelo Procon/Câmara, senhor Eder Ribeiro e acompanhada pelo Sargento PM Isaias e pelo Cabo PM Wander, Dra. Adriana e os alunos começaram a excursão pelo Procon/Câmara quando conheceram seu funcionamento assim como também as novas dependências da Internet Popular que voltará a atender a população em breve.

Por intermédio do CONSEP (Conselho Municipal de Segurança Pública), várias cidades de Minas e do Brasil criaram e desenvolvem um projeto voltado para a formação moral e intelectual de jovens em risco ou em declínio com a sociedade que recebe o nome e PROAC (Projeto Adolescente Cidadão). Em Unaí já há seis anos, o projeto, como informou a coordenadora, Dra. Adriana Batista, começou tímido quando os primeiros alunos foram retirados de listas de menores infratores. Os menores que tinham problema com a justiça foram os primeiros a serem escolhidos e hoje, são chefes de família e homens respeitáveis perante a sociedade. “ Dos 22 alunos que iniciamos, temos orgulho em dizer que 17 terminaram o curso e são hoje bons homens que ajudam na construção da sociedade”. Disse orgulhosa a coordenadora. Hoje são contemplados alunos em destaque em suas escolas e que residam em áreas de risco.

A convite do responsável pelo Procon/Câmara, senhor Eder Ribeiro e acompanhada pelo Sargento PM Isaias e pelo Cabo PM Wander, Dra. Adriana e os alunos começaram a excursão pelo Procon/Câmara quando conheceram seu funcionamento assim como também as novas dependências da Internet Popular que voltará a atender a população em breve. Passaram então para o anexo, quando viram de perto todos os departamentos como administração, finanças, recursos humanos, processo legislativo, setor jurídico e culminando à visita ao gabinete do presidente da Casa, vereador Hermes Martins Souto.

Os alunos, que seguem uma rotina militar de respeito e obediência hierárquica foram apresentados ao presidente que os recebeu com carinho e com palavras de incentivo para que criem sempre um futuro melhor, mostrando a eles a grande oportunidade que ora lhes são apresentadas. Dra. Adriana falou do projeto, dos sucessos obtidos e disse que hoje, quando são abertas as inscrições, mais de 200 candidatos são inscritos e, infelizmente, são formadas turmas com apenas 30 alunos ficando os demais sem participarem. Ela espera que com o tempo possam criar mais turmas e assim dar a devida assistência a todos os jovens que hoje procuram o projeto por reconhecerem nele uma nova forma de vida, uma mudança que os fará sempre grandes.

Agradecido pela visita o vereador Hermes Martins Souto parabenizou aos coordenadores, deixou seus respeitos pelo comando do 28º Batalhão de Polícia Militar com sede na cidade e deixou a Casa de Leis sempre a disposição dos promissores jovens assim como de toda a população. Essa turma que visitou o Legislativo terá sua formatura dia 14 de dezembro, provavelmente na sede do batalhão. Até lá, felicidades e boa sorte a todos.