Fiação e Tecelagem de Unaí homenageada em reunião Solene

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Completando 10 anos de fundação esse ano, a Fiação e Tecelagem de Unaí, mantida pela Associação Beneficente Natal Justino da Costa, recebeu os merecidos parabéns no ultimo dia 10/09, quinta-feira, da população unaiense por intermeio dos senhores vereadores. A Câmara Municipal e Unaí decidiu homenagear os 10 de instalação da Fiação em uma reunião solene que reuniu a maioria dos parceiros e colaboradores que estiveram e estão até hoje ajudando na perpetuação desta Cultura.

A Associação Beneficente Natal Justino da Costa foi fundada em 03 de abril de 1990. É uma associação de caráter beneficente, educacional, cultural, de assistência social, sem finalidade lucrativa, com personalidade jurídica própria e declarada de utilidade Pública Federal Nº 3.415, Estadual Nº 14.104 e Municipal Nº 1.330/96. A constituição da Associação veio formalizar o trabalho assistencial desenvolvido pelo Centro Espírita Cristianismo Redivivo fundado em 22 de abril de 1966. Embora a Associação tenha surgido a partir de um grupo religioso, vale ressaltar que as atividades desenvolvidas são de cunho essencialmente social.

A Fiação e Tecelagem Artesanal de Unaí é um dos projetos mais relevantes da Associação, foi constituída em 05 de junho de 1999 e sua criação veio significar a possibilidade dos artesãos disporem de espaço e condições para prosseguir existindo. Unaí é uma grande produtora de grãos, e o processo de deslocamento da população das áreas rurais dominadas então pelos grandes empreendimentos agrícolas, fez-se com prejuízo, em especial para tecelagem tradicional. Comprimidas em moradias pequenas, às artesãs não restou espaço para a instalação de todo o instrumental que o ofício requer.

A associação tem permitido o resgate e a revitalização dos saberes e fazeres tradicionais ameaçados de desaparecimento, bem como a organização da produção e da comercialização dos produtos.

tecelagem1Há dez anos, embalados pela vontade e a garra da senhora Luciana Navarro, que encontrou a parceria certa nas pessoas do casal Paulo e Lúcia Flecha de Lima, a Fiação e Tecelagem de Unaí vem se destacando a ponto de ser referencia em todo o mundo. Sabedora e orgulhosa desse feito, a Câmara Municipal e Unaí decidiu homenagear os 10 de instalação da Fiação em uma reunião solene que reuniu a maioria dos parceiros e colaboradores que estiveram e estão até hoje ajudando na perpetuação desta Cultura.

tecelagem3Com a presença de autoridades municipal e lideranças da Associação, a reunião ofereceu a todos os convidados especiais, um certificado pela sua participação nos trabalhos e ainda placas alusivas a data, sendo uma delas para que seja afixada no prédio da Associação, marcando os 10 anos de instalação, história e sucesso.

tecelagem2

Confira abaixo a lista dos homenageados.

Luciana Navarro

Paulo Tarso Flecha de Lima