Fechado o acordo: Fazenda Experimental da EPAMIG será instalada em Unaí

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Em um trabalho que teve inicio no ano de 2009 por intermédio do Poder Legislativo, Unaí irá receber uma fazenda experimental da EPAMIG, o que muito irá ajudar aos formandos da área agropecuária. De posse da aceitação da diretoria da escola, o vereador Euler Braga, juntamente com o colega Olímpio Antunes, estiveram em Belo Horizonte na semana passada em mais uma reunião com o presidente da EPAMIG, quando discutiram os termos para a oficialização do ato.

A EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais foi constituída, como empresa pública ainda na década de 70 e desde então constitui-se na principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas Gerais e tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas entre outras funções voltadas em soluções para o homem do campo.

Desde o ano passado que reuniões intermediadas pelo deputado federal Silas Brasileiro tem acontecido entre o Poder Legislativo de Unaí, em nome de seu presidente vereador Euler Braga e a EPAMIG, por intermedio de seu presidente, Dr. Baldonedo Napoleão. Depois de investidas frustadas em relação ao local adequado para se instalar a esperada fazenda experimental, a direção da Escola Agrícola e Unaí, decidiu que iria ceder em termo de comodato, uma área equivalente a 100 hectares, local onde será finalmente instalada a unidade de pesquisa e desenvolvimento rural.

De posse da aceitação da diretoria da escola, o vereador Euler Braga, juntamente com o colega Olímpio Antunes, estiveram em Belo Horizonte na semana passada em mais uma reunião com o presidente da EPAMIG, quando discutiram os termos para a oficialização do ato. Os termos formais já estão sendo elaborados pela Prefeitura municipal, pelo Procurador do município, Dr. Marco Aurélio.

O comodato terá a duração de 20 anos podendo ser estendido para mais 20 de acordo com os trabalhos desenvolvidos. Para a escola, Unaí e região, muito se ganha devido ter aqui, no município, novas técnicas que são desenvolvidas a proveito de todos. Seguramente serão revistas normas

de plantio no cerrado, beneficiamento de leite entre inúmeros outros trabalhos. As perspectivas são grandes segundo o vereador Euler Braga: “ Estamos desde o ano passado procurando uma forma de melhor atender as necessidades rurais de nosso município e região. Com a EPAMIG, que é uma empresa de grande conceito, inclusive internacional, sabemos que estamos no caminho certo pois junto com ela seremos grandes parceiros. Agora é esperar formalizar os documentos e irmos novamente a Belo Horizonte assinar os mesmos. Estou muito satisfeito com a ação e agradeço ao deputado Silas Brasileiro pela ajuda e, agradeço sinceramente a participação do presidente da empresa, Dr. Baldonedo Napoleão, que mostrou-se um novo e grande amigo de Unaí. Ao prefeito Antério Mânica que demostrou total interesse nesse processo e principalmente a direção da Escola Agrícola que não mediram esforços para a efetivação da parceria com a EPAMIG. A todos muito obrigado. Disse o presidente do Legislativo, vereador Euler Braga.

Mais informações sobre a vinda definitiva da unidade de pesquisa da EPAMIG serão acompanhadas em cada etapa e apresentadas a população.