Fazenda Experimental da EPAMIG mais perto de Unaí

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Ainda neste mês de outubro, dias 22 e 23, técnicos da empresa estatal EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) estarão em Unaí para verificar a área oferecida para se tornar uma fazenda experimental. Nutrindo o município de novas tecnologias e incrementando sua já diversificada produção, o que dará maior credibilidade as ações rurais e ainda proporcionará um enorme crescimento na qualidade de ensino

Por intermédio do deputado federal Silas Brasileiro, o vereador Euler Braga tem realizado viagens a Belo Horizonte, mais precisamente à EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), buscando a instalação de uma unidade da empresa em Unaí. Em sua terceira visita, Euler Braga se fez acompanhar do professor André Torres, coordenador do curso de Agronomia da FACTU (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí), quando foi apresentado aos senhores Enilson Abrahão, diretor de operações técnicas, Marcílio Valadares, assessor de relações institucionais e pelo doutor Baldonedo Arthur Napoleão, presidente da empresa.

Em conversas anteriores foi mostrado o interesse da EPAMIG em se instalar em Unaí devido a sua vocação natural para a agropecuária e pela possibilidade da empresa, estar abrindo novos espaços na imensa Minas Gerais. Muito bem recebidos, foi oferecido a EPAMIG a área da escola Agrícola de Unaí e ainda a área da fazenda escola da FACTU. Os técnicos assim como também o presidente, senhor Baldonedo, mostraram muito boa vontade para com o município e garantiram que ainda neste mês, com data prevista para os dias 22 e 23, estarão na cidade, técnicos da empresa, que virão analisar as áreas oferecidas e suas potencialidades, momento em que também estarão em evento da FACTU, chamado de Semana Agronômica, ministrando palestras sobre sua empresa e temas relacionados a psicultura.

Tanto o vereador Euler Braga, quanto o professor André Torres saíram satisfeitos da reunião, momento em que voltam com a certeza de que em breve Unaí terá uma, ou quiçá, duas Estações Experimental da EPAMIG, o que dará maior credibilidade as ações rurais e ainda proporcionará um enorme crescimento na qualidade de ensino aos alunos de ambas unidades educacionais, pois terão uma tecnologia de ponta que deverá ser incorporada a realidade da região. Sobre a visita falou o presidente do Legislativo em Unaí, vereador Euler Braga: “ Nós estamos muito otimistas com a concretização do pedido que fizemos. Com a inegável participação do deputado Silas Brasileiro, as portas da EPAMIG simplesmente nos abriram de forma favorável uma vez que não tivemos nenhum empecilho nas negociações, ficando acertado que ainda este mês, técnicos da própria EPAMIG estarão em Unaí visitando os possíveis locais de instalação das unidades. Quero agradecer ao presidente da EPAMIG, Dr. Baldonedo e toda sua equipe, pelo carisma, força de vontade e visão administrativa em estar ajudando o município de Unaí e região, agradeço também o empenho do professor André Torres e a direção da FACTU, que assim como os responsáveis pela Escola Agrícola, professor Elói e a diretora Ordália Ribeiro, não mediu esforços para que o seu centro de ensino também pudesse ser analisado e por fim, quero também agradecer ao Executivo que tem acompanhado de perto todas as etapas. Eu acredito que em muito breve poderemos estar inaugurando esse novo centro de ensino, que em forma de uma estação e fazenda experimental, estarão desenvolvendo novas técnicas que serão utilizadas por todos. Estou ansioso pelo fechamento da questão que sei, será de grande ajuda e incentivo aos produtores da região. A todos os envolvidos, deixo aqui o meu agradecimento em nome da comunidade unaiense. Obrigado a todos”. Disse o presidente do Legislativo em Unaí, vereador Euler Braga.