Estudantes do ensino fundamental visitam o Legislativo

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Alunos da Escola Municipal Profª. Glória Moreira estiveram nesta segunda-feira (12/09), conhecendo de perto as dependências e os trâmites do Poder Legislativo. Os alunos conheceram de perto a sala de comissões e o plenário, conheceram demais dependências e estiveram na sala do presidente da Câmara de Unaí, vereador Hermes Martins Souto

As casas legislativas de todo o país, sejam elas câmaras municipais, assembleias, congresso ou senado federal, são abertas a visitação pública, tendo algumas inclusive horários e pessoas responsáveis somente para essa função. Com a intenção de conhecer melhor os trâmites da casa e ainda as novas dependências do anexo 'Prefeito Sebastião Alves Pinheiro- Tão', foi que a professora Marta Aparecida, da Escola Municipal Profª. Glória Moreira, levou a Câmara nesta ultima segunda-feira (12/09), duas turmas de alunos do ensino fundamental, cursando o oitavo e nono ano.

Cerca de 80 alunos foram recebidos pelo assessor de comunicação da Casa que mostrou a todos as dependências, seus servidores e suas funções. Os alunos conheceram de perto a sala de comissões, onde são discutidos os projetos antes de irem para o plenário, tiveram uma pequena palestra com o coordenador do Centro de Processamento de Dados, conheceram demais dependências e estiveram na sala do presidente da Câmara de Unaí, vereador Hermes Martins Souto, que os recebeu com sorrisos e comprometimento. Após a visita ao gabinete do presidente, o pequeno tour finalizou no plenário principal da Casa onde todos os alunos assistiram uma reunião ordinária, momento em que aprenderam como se dão os trabalhos de votação e discussão dos projetos. A professora Marta Aparecida falou sobre a experiência: “ Eu há muito tempo queria trazer os alunos aqui para que eles vissem por si mesmos como são os trabalhos legislativos. Alguns desses alunos insistiram tanto que acabamos vindo nesta segunda-feira, sem mesmo saber que era dia de reunião. Com a visita, pudemos ver mais de perto os trabalhos e ver que realmente o vereador tem que ter muita responsabilidade ao votar projetos e leis que irão moldar o nosso município, orientando toda uma população sobre o que se deve fazer ou não. Achei tudo muito organizado e profissional. Agradeço ao presidente Hermes por nos ter recebido em seu gabinete e agradeço também a todos os servidores da Casa que tão bem nos atendeu, nos deixando a vontade para questionamentos. A todos o meu muito obrigado, o meu obrigado e de toda a Escola Glória Moreira. Obrigado.

Vereador Hermes Martins Souto, presidente da Casa, falou com os alunos em seu gabinete sobre a importância do legislativo, que tem como meta legislar e fiscalizar os trabalho do Executivo. Agradeceu a presença dos jovens estudantes, que chamou de futuro de nossa nação e deixou mais uma vez as portas da Casa aberta a eles e a outras turmas e escolas que queiram conhecer de perto como se dão os trabalhos legislativos.

Professor, para agendar sua visita entre em contato com a Câmara Municipal pessoalmente ou ainda pelo telefone 3676 1477 . Horário de expediente: Segunda a sexta-feira, de 12 às 18 horas.

alunos09-2011-1alunos09-2011-2
alunos09-2011-3