Câmara Municipal realiza Reunião Especial e convida Embrapa Cerrados para falar sobre agricultura familiar

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
A agricultura familiar é responsável por uma parcela significativa da produção agropecuária brasileira e é a principal geradora de postos de trabalho no meio rural. Os assentados de reforma agrária formam um importante grupo dentro do segmento da agricultura familiar. O crescimento do número de assentamentos de reforma agrária em todas as regiões do Brasil apresenta-se como um desafio de suma importância para as instituições de apoio ao desenvolvimento, principalmente as de pesquisa agropecuária, ensino e extensão rural. Este desafio relaciona-se à necessidade de gerar referências concretas sobre estratégias de apoio ao desenvolvimento sustentável dos assentamentos de reforma agrária.

Responsável por uma parcela significativa da produção agropecuária brasileira a Agricultura Família tem sido principal geradora de postos de trabalho no meio rural.

Senhor Marcelo Gastal pesquisador da Embrapa Cerrados foi convidado para esclarecer melhor a forma que é realizada essa participação em nosso Município.

Marcelo Gastal exemplificou outras regiões que também foram atendidas pelos projetos elaborados pela Embrapa Cerrados como, segundo o palestrante,  Unaí tem 30 % da sua produção agrícola destinada para a merenda escolar, mas esse numero pode ser maior, podendo chegar a 10 %, desta forma o dinheiro arrecadado com essa produção ficaria em nosso município, gerando mais renda e consequentemente mais trabalho produzindo uma produção sustentável. “ O IMPORTANTE NÃO É PRODUÇÃO EM MASSA, MAS PRODUÇÃO PELAS MASSAS”  finalizou o palestrante.

Uma das organizadoras e idealizadoras dessa Reunião, vereadora Dorinha Melgaço, falou sobre a importância de se realizar eventos desse gênero, uma vez que é conhecedora dos assentamentos e do trabalho realizado pelo pequeno produtor. A vereadora afirmou que já foi e esta sendo realizado reuniões com o executivo, Ima e outras entidades para encontrarem  soluções que favoreçam esses trabalhadores. Queremos insvestir mais  sobre a merenda escolar, uma vez que nós do poder publico temos que trabalhar e sistematizar ações que caminhem  junto ao pequeno produtor, eu acredito no desenvolvimento do nosso município.” Disse a vereadora.

Cláudio Takao Karia chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa , informou que em projetos como esse está sendo  desenvolvido novas tecnologias para o avanço dessas pesquisas  nos município. A idéia é que com o tempo as organizações possam andar com suas próprias pernas.

O  vice prefeito de Unaí Hermes Martins se diz sabedor da importância da presença da Embrapa Cerrados em nosso município, afirmou que o executivo dará total apoio aos pesquisadores que desenvolvem estudos  que visam  melhorar a agricultura familiar  , a secretaria Municipal de Gestão Participativa e assuntos distritais  foi criada para dar apoio aos projetos de assentamentos e associações Rurais que já receberam duas maquinas para o trabalho rural, a intenção é beneficiar todos os assentamentos do nosso município num total de 36 .

Luciana Alves Vereadora Presidenta também disse ser de muito importância realizar eventos como esse, uma vez que vivemos em uma região onde a base principal de renda vem da agricultura, e com esses eventos passamos a entender melhor onde estão os gargalos e encontrar meios de resolver os problemas e valorizar o homem do campo. A vereadora disse esta à disposição da Embrapa Cerrados e desejou que esta  seja apenas a primeira de uma serie de eventos desse porte a serem realizados nessa Casa de Leis, onde quem ganha é o  nosso município.