Diretor do Meio Ambiente fala a Câmara sobre projeto de arborização

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
O diretor do departamento de Meio Ambiente da prefeitura Municipal esteve na ultima segunda-feira na Câmara quando falou sobre o programa que incentiva a arborização da cidade.
A população de Unaí assim como as das demais cidades do noroeste sofrem o ano todo com o forte calor que é perene na região. As cidades que vem se desenvolvendo em um ritmo mais acelerado nos últimos 20 anos, começam a não ter mais quintais frondosos e cheios de plantas, na maioria frutíferas e cede este espaço para novas edificações a base de concreto e cimento o que ajuda aumentar o calor já existente.

Em Unaí, as arvores que se encontram em espaço público (calçadas e praças), foram plantadas, segundo informação da Administração, sem uma preocupação com o espaço ocupado por elas no estágio adulto e agora as mesmas vem causando danos em forma de rachaduras em calçadas e até mesmo em casas mais próximas à via pública e por este motivo estão sendo podadas e, algumas delas, até mesmo arrancadas.
Procurando uma solução para este problema a Administração Municipal por intermédio da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, departamento de Meio Ambiente e em parceira com o IEF (Instituto Estadual de Florestas), o SAAE (Serviço Municipal de Saneamento) e a Policia Militar Ambiental lançaram no ultimo dia 11 de novembro um programa para a revitalização da fauna urbana do município doando aos interessados mudas de pequeno e médio porte que não apresentam problemas de enraizamento, sendo algumas especies decorativas.

Para falar sobre o programa diretamente aos senhores vereadores,esteve nesta ultima segunda-feira (23/11), na Câmara Municipal durante a reunião ordinária, o diretor do departamento de Meio Ambiente, senhor Eurípedes Santana, que falou sobre esta primeira etapa do projeto. Ao final de sua explanação, o diretor, mostrando conhecimento em sua área de atuação, respondeu a perguntas feitas pelos vereadores em termos gerais sobre os cuidados que o município esta tomando para com o meio ambiente. Eurípedes Santana falou sobre a visita a Casa de leis. “ Esta é uma oportunidade para que possamos mostrar aos senhores vereadores, representantes diretos de nossa comunidade, a grandiosidade deste programa. Como o secretário Alcides Ribeiro bem o disse, queremos que 2010 seja o ano de uma Unaí verde. As mudas que estão sendo distribuídas aos interessados nesta primeira etapa são árvores como o Flamboyant, a Quaresmeira, o Ipé Mirim entre outras especies que com certeza, dentro do espaço necessário de tempo, irão deixar nossa cidade mais colorida e bonita além de favorecer consideravelmente com o clima. Esse programa é de médio e longo prazo e por isso, quanto antes plantarmos as mais de quatro mil mudas que estão destinadas a ele, melhor será. Gostaria ainda de informar aos interessados em adquirir uma ou mais mudas, que o mesmo deve se encaminhar ao prédio da prefeitura, na secretaria de Agricultura, que estaremos prontos para fazer o seu cadastro e concretizar a entrega. Gostaria de deixar também o nosso telefone que é 3677- 9610 ramal 9062, caso alguém queira tirar alguma dúvida sobre o programa. Agradeço a Câmara pelo espaço cedido, ao presidente Euler Braga em nome dos demais vereadores e espero que a população perceba o grande beneficio que estará fazendo no simples ato de plantar uma árvore na porta de sua casa. Esse projeto já nasceu vencedor pois estamos cuidando do meio ambiente, do meio entre nós”. Finalizou o diretor.