Direto da Tribuna: APAE fala ao Legislativo

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
O vice presidente da APAE, senhor Juca da Coagril, de uso da Tribuna da Casa fez pronunciamento sobre as atividades inclusas na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Ele narrou a história dos órgãos e grupos pioneiros que se uniram até a formação definitiva de um modelo que gerou as diretrizes que são seguidas em todo o país.

“A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”. Com esse tema as APAE's (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), de todo o país estão em confraternização com extensa programação que tendo iniciado no dia 21, se encerram em 28 de agosto. Esta semana, que vem sendo comemorada há anos e em Unaí há 26, vem mostrar e conscientizar aos demais cidadãos considerados normais, a necessidade de aceitação e de se ter maiores e melhores cuidados com os também cidadãos portadores de necessidades especiais, portadores de deficiências intelectual e/ou múltipla.

Grandes ajudantes de Administrações municipais, a unidade da APAE de Unaí não é diferente e vem contribuindo com o município, amparando e cuidando dos especiais. Com o intuito de promover a semana de atividades e pensamentos voltados para os trabalhos que são oferecidos pelas unidades é que esteve no plenário da Câmara municipal nesta ultima segunda-feira (22/08), o senhor Juca da Coagril, vice presidente da associação.

Juca da Coagril narrou a história dos órgãos e grupos pioneiros que se uniram até a formação definitiva de um modelo que gerou as diretrizes que são seguidas em todo o país. Falou das conquistas, lembrou da importância da presença da comunidade em serviços e eventos, enaltecendo a solidariedade do unaiense que sempre tem se mostrado presente. Pediu a eliminação de barreiras impeditivas de conquistas e maior acesso aos bens sociais como educação, saúde, lazer, trabalho, entre outros tantos necessários a uma vida plena.

Após ter sido ouvido, o vice presidente da APAE foi questionado em alguns pontos pelos senhores vereadores que agradecidos pelas explicações, desejaram sempre sucessos as atividades e enalteceram os trabalhos desta grande escola que é a APAE. O presidente da Câmara, vereador Hermes Martins Souto agradeceu a presença de todos os representantes e lembrou com carinho que a Câmara municipal de Unaí estava presente na fundação da associação há 26 anos e desde esse tempo tem ajudado da forma que lhe compete pois reconhece e parabeniza o grande serviço social desenvolvido pelas APAE's em todo o país e em especial em Unaí, que ajudou na fundação de várias outras unidades do noroeste. Hermes Martins Souto deixou mais uma vez as portas da Casa abertas e adiantou que o jantar da Câmara a ser realizado nas dependências da APAE será dia 10 de outubro, aproveitando para convidar a todos.

Mais informações sobre as atividades, acesse: unai@apaebrasil.org.br