Deficientes físicos fazem visita ao Legislativo

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
Nesta ultima terça-feira (08/09), cidadãos unaienses portadores de deficiência física estiveram na Câmara Municipal informando à comunidade sobre a criação de uma nova associação e pedindo o apoio dos senhores vereadores. Em nome de sua associação, falou o presidente provisório, senhor Jerônimo Teixeira de Souza, que discorreu sobre as dificuldades cada vez maiores para os portadores de deficiência

A Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, traz em seu Artigo 1o: “Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação”.

Esta é apenas uma das leis que regem um atendimento mais personalidade e qualificado para os portadores de deficiência física. Sabedores de seus direitos e da necessidade de novamente se organizarem, uma vez que a associação existente fechou as portas, estiveram no plenário da Câmara municipal de Unaí nesta terça-feira, representantes da recém criada APDU (Associação dos Portadores de deficiência Físcia de Unaí), que mostraram aos presentes suas atuais condições e suas necessidades.

visita_deficientesEm nome de sua associação, falou o presidente provisório, senhor Jerônimo Teixeira de Souza, que discorreu sobre as dificuldades cada vez maiores para os portadores de deficiência e da falta da atenção devida a eles, atenção essa que frisou, assegurada por lei. Falou da necessidade de um espaço físico onde possam dar inicio aos trabalhos, solicitando, se algum empresário tiver uma sala vazia, em andar térreo, que possa emprestar por um período, será de grande valia. Agradeceu a Câmara Municipal em nome do presidente Euler Braga, momento em que reconheceram os trabalhos do Legislativo e suas limitações em ações de execução.

O presidente da Câmara Municipal de Unaí, vereador Euler Braga, falou sobre a visita: “ A cada dia que passa fica mais uma vez comprovado o quanto o Legislativo é a Casa do Povo. As pessoas que recebemos hoje, são um exemplo de como as pessoas podem se organizar. Eu gostaria que todas as pessoas se espelhassem nesta associação que acaba de ser criada. Uma associação de deficientes físicos. Com todas suas dificuldades, inclusive de locomoção, eles estão aqui, reunidos, unidos, mostrando a todos que existem e que querem ter os seus direitos resguardados e preservados. Este é um grande exemplo de organização e associativismo que deve ser visto e copiado. Como dissemos na reunião, o Legislativo é muito limitado em termos de execução de obras e aquisição de verbas porém, estamos deixando todo o nosso conhecimento a disposição da nova associação, assim como a estrutura da Casa para que no que for possível, ajudarmos a essa gente que não espera e que luta por dias melhores com as forças que tem. Como eu disse, contem com o Legislativo”. Disse o presidente Euler Braga.