Comitiva da Câmara Municipal participam de reunião técnica na Escola de Administração Fazendária- ESAF, em busca de parcerias para a instalação da Escola do Legislativo Unaiense

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/10/2024 12h03
No último dia 4 de setembro uma comitiva da Câmara Municipal de Unaí esteve em Brasília para reunião técnica na Escola de Administração Fazendária- ESAF. A vereadora Dorinha Melgaço, presidente da Câmara Municipal, estava acompanhada pelo diretor da Escola do Legislativo, o senhor José Carlos da Costa, pelo analista de Orçamento, Eduardo Henrique Borges e pela Secretária da Escola do Legislativo unaiense, Adelaide Rodrigues Garcia, que foram recebidos pelo diretor de Cooperação técnica daquela instituição, Doutor Paulo Mauger.
Comitiva da Câmara Municipal participam de reunião técnica na Escola de Administração Fazendária- ESAF, em busca de parcerias para a instalação da Escola do Legislativo Unaiense

A comitiva visitou ainda a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, onde teve a oportunidade de conversar com o Doutor Florian Augusto Coutinho, presidente  do órgão, sobre formas de buscar informações, subsídios e parcerias juntos às instituições para a viabilização rápida e definitiva da instalação da Escola do Legislativo Prefeito José Adjuto Filho.

 No caso específico do Legislativo, a escola capacita os servidores para atuar em todas as esferas, tanto em gabinetes parlamentares quanto em comissões, no plenário ou na área administrativa. Outra função é trazer o cidadão para dentro da Casa Legislativa. A formação da cidadania, a formação de líderes comunitários, atrair os estudantes de nível fundamental, médio e superior para que conheçam o Poder, saibam como funciona e entendam qual é o trabalho dos parlamentares são ações fundamentais para o fortalecimento da democracia.

Presidenta da câmara Municipal de Unaí, a vereadora Dorinha Melgaço afirma que em um país como o nosso, de tamanhas e tão profundas carências, sobretudo em áreas estratégicas como a educação e a cultura política, não é moralmente lícito que um Poder Legislativo se exima da missão de contribuir para o preenchimento de tão sensíveis lacunas. Ela entende o trabalho das escolas legislativas como fundamental para o aprimoramento das instituições, para o adensamento do regime democrático e para o fortalecimento da verdadeira cidadania, e definiu como satisfatórias as reuniões.

E Escola do Legislativo Unaiense será inaugurada no dia 10 de outubro.