Comitiva da Câmara Municipal participam de reunião técnica na Escola de Administração Fazendária- ESAF, em busca de parcerias para a instalação da Escola do Legislativo Unaiense

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
No último dia 4 de setembro uma comitiva da Câmara Municipal de Unaí esteve em Brasília para reunião técnica na Escola de Administração Fazendária- ESAF. A vereadora Dorinha Melgaço, presidente da Câmara Municipal, estava acompanhada pelo diretor da Escola do Legislativo, o senhor José Carlos da Costa, pelo analista de Orçamento, Eduardo Henrique Borges e pela Secretária da Escola do Legislativo unaiense, Adelaide Rodrigues Garcia, que foram recebidos pelo diretor de Cooperação técnica daquela instituição, Doutor Paulo Mauger.

A comitiva visitou ainda a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, onde teve a oportunidade de conversar com o Doutor Florian Augusto Coutinho, presidente  do órgão, sobre formas de buscar informações, subsídios e parcerias juntos às instituições para a viabilização rápida e definitiva da instalação da Escola do Legislativo Prefeito José Adjuto Filho.

No caso específico do Legislativo, a escola capacita os servidores para atuar em todas as esferas, tanto em gabinetes parlamentares quanto em comissões, no plenário ou na área administrativa. Outra função é trazer o cidadão para dentro da Casa Legislativa. A formação da cidadania, a formação de líderes comunitários, atrair os estudantes de nível fundamental, médio e superior para que conheçam o Poder, saibam como funciona e entendam qual é o trabalho dos parlamentares são ações fundamentais para o fortalecimento da democracia.

Presidenta da câmara Municipal de Unaí, a vereadora Dorinha Melgaço afirma que em um país como o nosso, de tamanhas e tão profundas carências, sobretudo em áreas estratégicas como a educação e a cultura política, não é moralmente lícito que um Poder Legislativo se exima da missão de contribuir para o preenchimento de tão sensíveis lacunas. Ela entende o trabalho das escolas legislativas como fundamental para o aprimoramento das instituições, para o adensamento do regime democrático e para o fortalecimento da verdadeira cidadania, e definiu como satisfatórias as reuniões.

E Escola do Legislativo Unaiense será inaugurada no dia 10 de outubro.