Câmara Municipal Realiza Reunião Itinerante em Ruralminas

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h44
A Câmara Itinerante é um instrumento da Câmara Municipal voltado para a interiorização do Poder Legislativo no município, levando suas atividades à interação com a comunidade. A Câmara Municipal realizou no ultimo dia 30 a 2ª reunião Itinerante, agora no Distrito de Ruralminas, a reunião contou a presença de mais ou menos 200 pessoas da comunidade.

Frei Romulo foi convidado a fazer a leitura bíblica e logo após abriu a utilização da tribuna, onde aproveitou enfatizar o verdadeiro papel das lideranças politicas tanto o legislativo com o executivo, que devem buscar união em favor da comunidade.
O presidente da Associação Aldarlem Persi fez uso da palavra e disse ser de grande importância a realização dessa reunião, uma vez que oferece à comunidade a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos vereadores tornando realidade os pedidos de melhorias para o distrito.
Diretor da escola Municipal Nossa Senhora de Fatima, o professor Everton Muniz, disse que o vereador Edimilton Andrade tem sido peça fundamental, sendo ponte de ligação entre a comunidade e o executivo.

Tim Presidente Do P.A. Boa União também usou a tribuna, e em sua manifestação comentou a respeito da reforma e manutenção das pontes e estradas da região rural, que com a chegada do período das chuvas torna-se uma preocupação a mais para os usuários que precisam usa-las para escoar sua produção.

Finalizando a participação popular no uso da tribuna, a presidente da Associação das Lages, Barbara Teixeira Couto, declarou que o poder legislativo tem o dever de olhar com mais carinho para o meio rural, que em sua maioria é composto principalmente por pessoas já com idade avançada e necessitam de maior atenção .
Ruralminas acolhe cerca de 6 assentamentos, e após a reunião itinerante a câmara Municipal encaminhara cada reivindicação da região para as devidas secretarias afim de encontrar soluções rápidas e eficientes para cada problemática apresentada pelos moradores. O que se busca é a atuação de forma complementar da sociedade civil organizada, de modo a revelar qual a melhor política a ser desenvolvida para sanar as deficiências sociais e proporcionar a todos melhor qualidade de vida.

Em todas as reuniões itinerante serão convidadas a participar as lideranças comunitárias, assim como os agentes públicos que residam em cada região, bem como profissionais liberais, empresários, autoridades classistas, políticas, eclesiásticas, da segurança, judiciárias, enfim, os cidadãos (ãs) identificados como agentes ativos das comunidades visitadas. O fato de se realizar as reuniões nos bairros e distritos possibilita- ainda que de forma tímida- o despertar dos cidadãos para que intervenham no processo político de sua comunidade. É importante ter em mente a idéia de que a contínua participação leva ao aprendizado, ainda mais se for acompanhada por outras formas de envolvimento das lideranças comunitárias.
A próxima reunião itinerante contemplará o bairro Mamoeiro e será realizada no dia 28 de outubro.