CÂMARA DE UNAÍ TEM UM NOVO SECRETÁRIO GERAL

por Daniel Salgado publicado 11/01/2023 13h51, última modificação 11/01/2023 13h51
Ex-vereador e ex-vice-presidente assume agora cargo que engloba gestão da Casa e assessoria da Mesa Diretora.

Na última sexta-feira, dia 06 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Unaí, vereador Edimilton Andrade (UNIÃO BRASIL), assinou a portaria de nomeação do ex-vereador e ex-vice-presidente da Casa, Thiago Martins Rodrigues, para o cargo de secretário geral. O mais novo servidor da Câmara é natural de Unaí-MG, formado em direito pela FACTU. Filho de Lauro Rodrigues da Silva, ex-vereador de Unaí e também produtor rural (in memoriam) e Honorina Martins, professora aposentada. Casado com Karolina e pai de Alice e Luíza.

Como secretário geral, Thiago terá a missão de coordenar serviços essenciais ao processo legislativo. Entre suas atribuições se destacam: assessorar a Mesa Diretora da Câmara; supervisionar o recebimento de matérias (Projetos de Lei, Projetos de decreto Legislativo, entre outros) do processo legislativo; dirigir e supervisionar as atividades da Câmara e das unidades administrativas competentes da estrutura organizacional da Câmara e; supervisionar as atividades de divulgação e relações públicas.

PELO NOROESTE E ALTO PARANAÍBA

Além, de ter atuado no Poder Legislativo Unaiense, Thiago Martins também desenvolveu trabalhos em prol do desenvolvimento do Noroeste Mineiro e da região do Alto Paranaíba, como assessor parlamentar do deputado federal Zé Silva. Atuando em eventos oficiais como representante do deputado, ele também desempenhava a função de acompanhar a execução de obras e projetos, fazer reuniões com lideranças para receber as demandas da população local e assessorar na elaboração de projetos.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

A sabedoria popular afirma que “o bom filho a casa torna”. O novo secretário geral da Câmara, já foi vereador por dois mandatos, tendo sido também vice-presidente da Casa e, a seu tempo, membro de cada uma das comissões permanentes da Câmara. Seu primeiro mandato, teve início em 2009, tendo sido o segundo o vereador mais votado daquela legislatura. Já em 2013, com a chancela da população unaiense, Thiago Martins alcançou a marca de vereador mais votado da legislatura, o que lhe deu ânimo para pleitear o mandato de deputado estadual pelo Estado de Minas Gerais.

Sua carreira profissional começou cedo. Aos 15 anos de idade, Thiago Martins já trabalhava como cobrador em uma loja do comércio unaiense. Aos 16, migrou para a empresa Plantar, um escritório de agrimensura também de Unaí. Já na fase adulta, Thiago trabalhou por 15 anos como monitor de natação e hidroginástica na academia Raia 4, onde coordenou o Projeto Melhor Idade. Foi neste período que o seu interesse pelas questões sociais se intensificou, dando à sua carreira política.

Entre os anos de 2004 e 2008, durante o governo do então prefeito Antério Mânica, Thiago atuou no cargo de secretário municipal de cultura e, em 2009, foi eleito para o seu primeiro mandato como vereador, na Câmara Municipal de Unaí. O segundo mandato iniciou logo em seguida, no ano de 2013, quando se sentiu preparado para disputar o cargo de deputado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Apesar de não ter sido eleito, Thiago Martins foi o deputado com maior número de votos na história de Unaí.

UMA PARCERIA ANTIGA

Em 2016, juntamente com o atual presidente da Câmara, vereador Edimilton Andrade (UNIÃO BRASIL), Thiago Martins disputou a Prefeitura de Unaí, tendo expressiva votação. Lado a lado novamente, ambos se comprometeram em concretizar o projeto de fortalecer o Município através do Poder Legislativo.

Atualmente, Thiago Martins é também primeiro suplente para o cargo de deputado estadual por Minas Gerais, em decorrência do pleito de 2022.