VEREADORES FAZEM MEDIAÇÃO ENTRE GRS E ARTESÃOS DE UNAÍ

por Daniel Salgado publicado 17/02/2021 18h13, última modificação 17/02/2021 18h13
Comissão de vereadores vai à GRS para discutir sobre a permanência da Associação dos Artesãos de Unaí em imóvel cedido pela GRS.

Conhecida por muitos cidadãos unaienses, a loja situada ao número 933 da Avenida Governador Valadares vem cumprindo a missão de trazer aos olhos do público as artes e ofícios fabricados pelos membros da Associação dos Artesãos de Unaí́. O que pouca gente sabe, é que este local pertence à Administração Fazendária Estadual (ou seja, ao Estado de Minas Gerais) e está fechado desde o dia 20 de janeiro por causa de um comunicado da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais – SEPLAG.

O Comunicado foi feito à GRS (Gerência Regional de Saúde) Noroeste de Minas com sede em Unaí́, e determina que imóvel seja disponibilizado para a implantação de um ponto de coleta do Hemominas. A determinação afetou as 43 famílias associadas, que vieram à procura dos vereadores da Câmara Municipal de Unaí, para que pudessem auxiliar na mediação do caso.

Os representantes do Poder Legislativo Unaiense marcaram uma reunião, que aconteceu no dia 26 de Janeiro de 2021 (terça-feira). Estiveram presentes o Gerente Regional de Saúde, Sr. José Juliano Espíndola, o Vice-Presidente da Câmara, vereador Professor Diego (CIDADANIA), o Primeiro Secretário, vereador Eugênio Ferreira (SOLIDARIEDADE), além dos vereadores: Ronei do Novo Horizonte (SOLIDARIE), Cleber Canoa (CIDADANIA), Alino Coelho (PSDB) e Edimilton Andrade (DEM).

A intenção dos vereadores era tentar encontrar uma foram de garantir a permanência da Associação dos Artesãos de Unaí́ no mesmo local onde eles vêm expondo seus produtos desde março de 2008. Segundo Lilian Vieira Borges, associada e responsável pela comunicação social da Associação o interesse dos artesãos é permanecer o local. “Para se desenvolver, o artesanato de Unaí, precisa de um espaço amplo, com boa visibilidade e fácil acesso ao público” Afirmou Lílian, que ainda enfatizou a necessidade de se “criar uma cultura de procura pelo artesanato de Unaí, especialmente pelos turistas e visitantes, pois o artesanato é também uma forma de divulgação do Município de Unaí”.