Vereadores de Unaí querem um basta para o lixão a céu aberto

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h46
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Unaí, presidida pelo vereador Ilton Campos (PSDB), e composta ainda pelos vereadores Zé da Estrada (PMDB) e Olímpio Antunes (PSB), visitou o lixão municipal procurando meios de sanar a atual situação que traz desconforto a grande parcela da população. Clique aqui e veja as fotos.

O problema de lixo a céu aberto é um dilema e um desafio não só em Unaí, Minas ou Brasil. Ele existe em todas as cidades do mundo inteiro que, cada uma a seu tempo e de sua forma, procuram amenizar, reaproveitar e estocar o amontoado de lixo que é produzido diariamente por quase 8 bilhões de pessoas. Unaí produz diariamente 40 toneladas de lixo bruto. Essa montanha de dejetos é depositada no lixão, uma área de 10 hectares localizada na saída Sul da cidade. Os problemas com o lixão existem há anos e vão desde a atração de insetos, animais peçonhentos e roedores, passando pelo mal cheiro e a eterna fumaça fétida que existe no local devido as queimadas diárias. Essa fumaça tem incomodado grande parcela da população urbana de Unaí (Canaã, Novo Horizonte, Cidade Nova, Iúna, Kamayura, Setor de Mansões Sul, bairro D' Lourdes entre outros da região), que tem reclamado aos órgãos responsáveis, pedindo uma solução.

Por mais de uma vez, o assunto foi discutido no Legislativo ao ponto de a Comissão do Meio Ambiente , presidida pelo vereador Ilton Campos (PSDB), e composta ainda pelos vereadores Adriano Adjuto/Zé da Estrada (PMDB), e Olímpio Antunes (PSB), resolveram ir até as ultimas consequências para dar um basta a situação. A primeira etapa já foi concluída com a busca on line de cidades modelo em aterro sanitário tendo a comissão já entrado em contato com mais de uma cidade que deverão ser visitadas no decorrer do processo e agora, a visita em loco do lixão e maior conhecimento de sua realidade. No terreno trabalham diariamente em média 35 pessoas que tiram do lixo, das sobras dos demais, o seu sustento, reciclando tudo o que é possível. Trabalham em situação nada higiênica e sem nenhum cuidado, tendo alguns que mesmo estando entre vidros , pregos, latas e entulhos de toda espécie, mesmo assim, andam descalço no meio daquela sujeira toda. Essa é uma das situação em que o Governo municipal deverá também resolver, dando garantia de sobrevivência para aqueles trabalhadores. Em depoimento, um dos trabalhadores que preferiu não se identificar, disse que tira de 30 a 50 reais por dia e que ele não ganharia em outro serviço o mesmo que retira dali. Após ouvir mais de um trabalhador do local e verificar as condições do terreno, a comissão retornou para a sede da Câmara onde tinha marcada uma reunião como secretário de Obras, Alino Coelho e com a secretária de Meio Ambiente, Cátia Regina, que acolheram as investidas dos senhores vereadores e se colocaram a disposição para juntos, resolverem o problema. Ficou decidido pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara que outras reuniões serão necessárias e que deve-se também fazer uma visita a AREUNA (Associação Recicla Unaí), que é uma importante parceira. A visita ficou programada para esta semana.

lixao12lixao11
lixao2lixao5