Unaí terá o melhor leite de Minas

por washington — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
Em parceria com a EMBRAPA–Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, a Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Escola Agrícola e Prefeitura Municipal, a Câmara de Unaí realizou no município, dentro dos projetos do Centro Nacional de Pesquisas de Gado de Leite, o Programa de Melhoria da Qualidade do Leite.

Testos para jornais

A Câmara Municipal de Unaí vem ao longo de seus 60 anos de criação desenvolvendo trabalhos que vão de encontro os anseios de sua comunidade. Com o passar dos anos, com muitas e maiores experiências vividas, o Legislativo, não podendo repassar verbas para associações e afins ou mesmo construir obras em beneficio da comunidade, sendo esse processo de inteira e total responsabilidade do Executivo, passou então a ministrar cursos e palestras, oferecendo sua Casa para eventos de terceiros e participando dos demais acontecimentos do município, no mínimo como parceira. Parceria como a que a Câmara Municipal vem firmando com a EMBRAPA desde o primeiro semestre desse ano. O presidente da Casa, vereador Euler Braga assimilou bem esta questão de oferecer a sua comunidade maiores oportunidades em termos de conhecimentos, apostando que uma sociedade melhor esclarecida desenvolve melhores projetos, inclusive pessoais passando a ter uma vida melhor. Provando mais uma vez que o trabalho do vereador é ininterrupto, foi por acaso que Euler Braga, conheceu o doutor Antônio Nilson Rocha, unaiense de nascimento e que hoje esta no cargo de Chefe da Assessoria Jurídica na EMBRAPA. Mineiramente, Euler Braga disse ao doutor Nilson que estava justamente a procura de pessoas, nascidas ou não em Unaí, que revestidas de poder, ajudassem a promover o bom nome do município no que fosse possível. O doutor Nilson Rocha, sabedor que o município de Unaí é o segundo maior produtor de leite do estado de Minas, o apresentou ao senhor Nicolau Schaun, assessor do Diretor Presidente do Programa Agricultura Familiar, onde com toda a atenção entrou em contato com o técnico Luciano que propôs um curso voltado para a melhoria da qualidade do leite que estava sendo desenvolvido pela EMBRAPA. Imediatamente detalhes foram acertados e dias depois estava o vereador Euler Braga apresentando os técnicos à comunidade e buscando parceiros para a implantação do importante e revolucionário projeto. Unindo forças entraram na parceria a Escola Agrícola de Unaí, (Escola Estadual Juvêncio Ferreira), a Prefeitura Municipal e a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), unidade Unaí.





O trabalho consiste basicamente na higienização da ordenha, como cuidados especiais na coleta, manuseio, estocagem e transporte do leite. Segundo os técnico da EMBRAPA, senhores doutores, Guilherme Nunes de Souza e Luciano Castro Moraes, todo e qualquer produtor que faz ordenha manual poderá obter excelentes resultados seguindo apenas as recomendações do que foi 'batizado' de 'Kit EMBRAPA de Ordenha Manual'. Esse kit contém 18 itens que vão desde o banquinho para se apoiar ao tirar ao leite passando por luvas, baldes e mangueiras para se obter o resultado. Ainda segundo os técnicos, o padrão do leite produzido no Brasil é tolerante a 1milhão de bactérias, enquanto o leite aprovado na América do Norte e Comunidade Européia tolera no máximo 100 mil bactérias. Com a utilização do 'kit', os alunos e pequenos produtores puderam constatar que em média, a redução de bactérias no leite caiu quase 50%, tornando o padrão do leite unaiense, aprovado até mesmo para exportação.



Nesta quinta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Unaí, foram apresentados os resultado e ainda proferidas palestras de incentivo, sendo mostrado um vídeo, da própria EMBRAPA, que mostrou os trabalhos desenvolvidos de Norte a Sul do país, onde o 'kit' está sendo levado e aprovado por todos. A intenção da EMBRAPA é que em um futuro não longo, todos os processos manuais de ordenha leiteira sejam feitos com a ajuda do 'kit Embrapa de Ordenha Manual' que reduz na fonte, número considerável de bactérias que poderiam chegar aos lares e contaminar pessoas.


Para o presidente Euler Braga foi uma satisfação poder perceber que o resultado foi melhor do que o esperado. “ A participação dos alunos da Escola Agrícola, a quem eu agradeço, juntamente com a importante participação do professor André Torres, os pequenos produtores rurais do assentamento São João Batista a EMATER, a quem cumprimentamos em nome do senhor Reinaldo, a secretaria de Agricultura, na pessoa do senhor Alcides Ribeiro, o técnico da EMBRAPA, professor Luciano que esteve com agente desde o início dos trabalhos, ao doutor Nilson e ao senhor Nicolau pelo carinho e atenção para com a minha pessoa enfim, é muito gratificante ver que a mensagem foi passada, como pudemos perceber no depoimento do senhor Abel, presidente da associação dos pequenos produtores, que já está utilizando o novo método, que não mudou em nada a sua rotina diária, e já começa a obter lucros pelo simples fato de utilizar o 'kit'. Felizes também estamos com os resultados que comprovaram a eficiência do novo sistema que, tenho certeza, um dia será utilizado por todos. Unaí mais uma vez sai na frente devido a grande produção e as iniciativas de suas lideranças. Estamos esperando agora para o primeiro semestre do próximo ano, um novo curso ministrado pelo senhor Nicolau Schan, técnico da EMBRAPA, que irá ensinar como o produtor poderá, ele mesmo, desenvolver uma boa semente para o próximo plantio. Unaí é um município líder em uma região que é essencialmente agropecuária, não poderia ser diferente as iniciativas sairem daqui e esperamos que a partir desse novo conhecimento, possamos também leva-lo aos demais municípios dessa imensa região, rica e produtora que é o Noroeste do Estado”. falou em entrevista o presidente do Legislativo de Unaí, vereador Euler Braga.


Ao final da reunião foram entregues certificados de agradecimento aos parceiros e pessoas que ajudaram na viabilização do curso.