Unaí será sede do mais novo polo do Parlamento Jovem

por Daniel Salgado publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 02/08/2016 09h08
Foi assinado pelos presidentes das câmaras de João Pinheiro e Unaí um termo de adesão para a formação do mais novo polo regional do Projeto Parlamento Jovem.

O Presidente da Câmara Municipal de João Pinheiro, Vereador Luiz Carlos Borges Ferreira e o Presidente da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Zé Lucas, assinaram hoje os termos de adesão de ambas as cidades ao Parlamento Jovem Minas 2015, formando, assim, o mais novo polo regional do Projeto Parlamento Jovem. Estiveram Presentes também os servidores José Carlos, diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Unaí; Adelaides Rodrigues, também da Câmara de Unaí; Dulcinéia Ribeiro da Silva, Barbara Élen Alves Santana e Eliene Alves da Silva, da Câmara Municipal de João Pinheiro.

O novo Polo Regional do Parlamento Jovem será composto pelos municípios de Unaí e João Pinheiro, tendo Unaí como sede.

O programa Parlamento Jovem é um projeto de formação política que procura envolver os estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, criando para os jovens uma oportunidade de vivenciar a política no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

Os jovens fazem cerca de dez oficinas e três plenárias, sendo uma municipal, uma regional e uma estadual. As propostas desenvolvidas pelos alunos são discutidas nas Plenárias municipal e regional, e então apresentadas na plenária estadual, onde, após aprovadas, serão encaminhadas para apreciação pela Comissão de Participação Popular da ALMG. Das propostas apreciadas podem surgir leis que beneficiam a população de todo o Estado de Minas Gerais.

“É um projeto que tem força real, pois o resultado das plenárias é apresentado na Assembleia Legislativa, e pode se tornar um Projeto de Lei”. Afirmou a servidora Dulcinéia Ribeiro, que já acompanha o Parlamento Jovem a algum tempo.

Só podem fazer parte os estudantes cujas escolas façam a adesão ao projeto. As escolas deverão procurar as Câmaras Municipais até fevereiro de 2016 e manifestar o seu interesse. Podem participar estudantes do ensino médio tanto de escolas públicas quanto privadas.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.