Unaí recebe Carreiros e Candeeiros na tradicional “Festa da Moagem e do Carro de Boi”.

por daniel — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h46
“Festa da Moagem e do Carro de Boi” de 2016 revitaliza uma das mais antigas tradições do povo mineiro.

A Avenida Governador Valadares, no centro de Unaí-MG, ficou tomada de Carreiros, Candeeiros e Carros de Boi. O público emocionado se amontoava nas calçadas para receber os representantes de uma das tradições mais antigas do interior de nosso País. Começava em Unaí a “Festa da Moagem e do Carro de Boi” do ano de 2016.

Enquanto desciam lentamente os automóveis pela avenida, imponentes subiam os Carros de Boi levados por seus Carreiros e Candeeiros que traziam consigo suas famílias, seus produtos, e em seus corações o orgulho de serem homens do campo. “Esta aqui é a minha vida” disse o Carreiro e também Presidente da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Petrônio Nego Rocha (PMDB), que em apenas uma frase resumiu o significado do evento, não só para ele, mas também para todos os Carreiros e Candeeiros participantes. O Vereador também ficou emocionado ao falar de sua própria história e da importância de se manterem vivas as tradições do interior.

Também participou da marcha a Vereadora Dorinha Melgaço (PDT), que cavalgou abrindo o caminho pela Avenida portando a bandeira do Município de Unaí. A Festa da Moagem e do Carro de Boi de Unaí é organizada pela ASCANOR, e acontece entre os dias 5 e 8 de maio de 2016. O evento contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Unaí, da Prefeitura, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de diversos grupos e entidades.