Unaí poderá ter Fazenda Experimental da EPAMIG

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), após receber visita de autoridades de Unaí, resolve que é hora de se estudar um projeto para instalação de uma unidade rural no maior produtor de grãos do Estado.

A EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais foi constituída, como empresa pública, pela Lei nº 6.310, de 8 de maio de 1974 e desde então constitui-se na principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas Gerais e tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas, oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e em benefício da qualidade de vida da sociedade.

Sabedores da importância da empresa mineira, estiveram na ultima quarta-feira (02/09), na sede da mesma, encaminhados pelo deputado federal Silas Brasileiro, os vereadores Euler Braga e Paulo Arara que na ocasião estavam acompanhados pelo secretário de Agricultura de Unaí, senhor Alcides Ribeiro. Recebidos pelo presidente da EPAMIG, senhor Baldonedo Arthur Napoleão, que também é o presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (CONSEPA), os visitantes puderam sentir a vontade da EPAMIG, na pessoa de seu presidente, em se implantar em Unaí uma Fazenda Experimental, devido a forte participação do município no contexto agropecuário do estado e do país.

Discutiu-se a implantação em Unaí da referida unidade onde serão desenvolvidas novas qualidades de sementes, elaborados projetos de piscicultura, produção de leite entre outras atividades do meio rural. Segundo Baldonedo Napoleão, Unaí tem todas as condições de ver implantada a unidade rural para experiências renovadoras devido a sua condição de município agropecuário e ainda de ser líder nas técnicas que o colocam em primeiro lugar entre os demais do estado se destacando nacionalmente.

No retorno a Unaí, o secretário Alcides Ribeiro, juntamente com os vereadores Euler Braga e Paulo Arara irão agora se reunir com os possíveis parceiros da instalação da Fazenda Experimental, para que se viabilize ações que possam concretizar na instalação da unidade que em muito irá beneficiar o homem do campo, oferecendo a todos novas técnicas e soluções rurais. Sobre a visita, fala o presidente do Legislativo de Unaí, vereador Euler Braga. “ Em primeiro lugar quero agradecer o desprendimento do deputado Silas Brasileiro que nesse seu retorno a Câmara Federal não tem poupado esforços para ajudar o município de Unaí. Intercedido por ele, fomos muito bem recebidos pelo presidente da EPAMIG , senhor Baldonedo, que se mostrou muito a vontade e com real interesse em se instalar no município uma unidade rural que eles denominam de Fazenda Experimental. Importante também a participação do secretário Alcides Ribeiro que mostrou a realidade agropecuária de Unaí, assim como também a participação do vereador Paulo Arara que comprovou o interesse de todos na boa nova. Esperamos que com a próxima reunião com os parceiros, possamos chegar a um consenso e termos o mais breve possível a localização para a instalação desta fazenda que espero, permaneça no município por tempos indeterminados. Estamos todos muito satisfeitos com a recepção na EPAMIG e esperançosos de que em breve Unaí terá mais um motivo para se firmar como grande produtor rural”.