Unaí participa do II Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico

Unaí, por intermédio da Câmara Municipal, está presente como palestrante do importante congresso. Sua participação se deve ao excelente trabalho desenvolvido, destacando-se entre as 30 melhores Casas Legislativas do país e também pela operacionalidade de informação compartilhada.

Esta acontecendo desde ontem, dia 26/08/09, na Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília (DF), o II Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico. Realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), e a Secretaria Executiva do Comitê Executivo do Governo Eletrônico entre outros parceiros. Em sua segunda edição visa estimular o debate de temas da política e gestão de tecnologias em softwere livre, favorecendo a promoção da cidadania e tornando o sistemas do Governo Federal interligados, compartilhando conhecimento, normas e padrões.

A Câmara Municipal de Unai , desde o ano de 2007, quando o vereador Euler Braga também assumia a função de presidente, começou uma parceria junto ao SERPRO e ao INTERLEGIS, no sentido de se nutrir a Câmara com equipamentos, programas e sistemas que pudessem ser compartilhados entre os servidores, interligando todos os setores sem onerar nos custos. Com determinação e seguindo os passos recomendados, a Câmara Municipal de Unaí conta hoje com 75% de sua operacionalidade informática interligada, se tornando um exemplo as demais e por esse motivo, foi convidada a dar palestra em um evento onde se reúnem representantes de vários países.

A experiência do dia a dia de uma casa legislativa com operacionalidade de informática interligada será mostrada nesta sexta-feira, às 09 horas da manhã, no auditório Santos Dumont da ESAF em palestra ministrada pelos servidores do Legislativo de Unaí, Thiago Torres e Edson Ferrão, que irão mostrar os avanços alcançados.

O presidente Euler Braga esteve presente à concorrida abertura oficial do Congresso, que contou com a presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva e ministros de Estado. Acompanhado pelo Coordenador Nacional de Inclusão Digital do SERPRO, senhor Luiz Cláudio Mesquita e pelo Chefe de certificação Digital, senhor Moisés Pereira, Euler Braga falou sobre a importância do Congresso e a honra em participar como palestrante. “ É um momento de muita emoção para todos aqueles que compreendem Unaí como um todo. Ser convidado para dar palestra em um congresso internacional é motivo de orgulho, alegria e certeza de que estamos no caminho certo. Nos processos de melhorias na informatização da Câmara, temos a satisfação de já estar procurando formas e meios desde 2007. Deste ano para cá, estamos tento um contato muito direto com o SERPRO, por intermédio do Moises e do Luís Claúdio, onde ambos demonstraram um carinho especial para com o município de Unaí, e ainda temos a parceria do INTERLEGIS, que nos possibilita estar mais atento as mudanças operadas em nível nacional. A experiência de nossa Casa será mostrada a todos os participantes do congresso, cerca de 4 mil pessoas, e questões serão abordadas, momento em que ao passar a informação, também estaremos aprendendo com as experiências de outros municípios e até mesmo de outros países. O momento é de alegria e eu agradeço aos meus colegas vereadores e principalmente aos servidores da Câmara por possibilitarem que o trabalho do Legislativo de Unaí seja reconhecido ao ponto de ser apresentado em nível internacional e mais uma vez agradeço também aos amigos Moises e Luiz Claudio do SERPRO, pela atenção e confiança em nos depositada. Estou muito agradecido, honrado e orgulhoso”. finalizou o presidente do Legislativo de Unaí, vereador Euler Braga. Aguarde matéria sobre a palestra nesta sexta-feira às 09 horas na ESAF.