Unaí participa da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2025, com tema “Juventude e Direitos Culturais”
A Câmara Municipal de Unaí marcou presença na etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2025, realizada nos dias 17, 18 e 19 de setembro, em Belo Horizonte. O programa, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas, chegou à sua 21ª edição com o tema central “Juventude e Direitos Culturais”.
O Polo Noroeste de Minas, do qual Unaí faz parte, é composto também pelos municípios de Bonfinópolis de Minas, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Paracatu e Urucuia. Durante as etapas municipal e regional, os estudantes elaboraram e votaram propostas relacionadas aos três subtemas:
- Juventude e a cultura como direito;
- A organização das políticas culturais e a participação social;
- Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania.
As sugestões mais votadas foram reunidas no Documento Base, levado pelos representantes à plenária estadual.
Participação de Unaí
A estudante Tayná Sousa Rodrigues foi a representante eleita de Unaí para participar da etapa estadual em Belo Horizonte, integrando o grupo de jovens que defenderam as propostas do Polo Noroeste.
A Câmara de Unaí também se fez presente através de sua presidente, vereadora Dorinha Melgaço (REPUBLICANOS), juntamente com a presidente da Escola do Legislativo, vereadora Professora Ivanilza Borges (PL); o diretor da Escola do Legislativo, Luiz Cláudio; e a secretária da Escola do Legislativo, Silvana Gonçalves.
Debate e votação na etapa estadual
A etapa em Belo Horizonte reuniu cerca de 150 estudantes de 149 municípios mineiros, que após meses de estudo, debates e preparação, defenderam suas ideias no Plenário da Assembleia Legislativa.
Foram aprovadas 12 propostas priorizadas, distribuídas entre os três subtemas. Entre as principais, destacam-se:
- A implantação de centros culturais comunitários com oficinas e manifestações artísticas coordenadas por jovens;
- A criação de uma plataforma gratuita de divulgação e avaliação de eventos culturais;
- A destinação de 10% do Fundo Estadual de Cultura para projetos realizados por jovens;
- A valorização da cultura afro-brasileira e indígena no calendário escolar;
- A oferta de espaços culturais para jovens neurodivergentes ou em situação de vulnerabilidade;
- A criação de plataformas digitais para preservação e divulgação dos patrimônios culturais.
O documento final aprovado será encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG e poderá originar projetos de lei, requerimentos e outras iniciativas legislativas.
Tema definido para 2026
Ao final da plenária, também foi escolhido o tema para a próxima edição do programa: “Inclusão social da pessoa com deficiência e neurodivergência”. O Parlamento Jovem de Minas 2026 terá início em dezembro deste ano com um curso preparatório, e em fevereiro de 2026 começam as atividades de mobilização nos municípios participantes.