Unaí está pronta para receber a EPAMIG

Depois de três reuniões em Belo Horizonte na sede da empresa, pesquisadores da EPAMIG estiveram em Unaí para fazer inspeção em áreas que poderão se tornar novos centros de pesquisa. Nesse dia 23/10 realizaram visitas ás instalações da Escola Agrícola de Unaí e ainda, da Fazenda Escola da FACTU, possíveis locais de instalação das unidades.

Unaí como sabem é referencia nacional e internacional em produção agrícola e também com enorme destaque na pecuária, possuindo o segundo maior rebando do estado, perdendo a liderança somente para a histórica cidade de Uberaba no triangulo mineiro. Sabedor desse potencial e querendo cada vez mais que o município se destaque nas diversas atividades da área é que a pedido do deputado federal Silas Brasileiro, o vereador Euler Braga, presidente do Legislativo de Unaí, se encontrou por três vezes com o presidente da EPAMIG (Empresa de Pesquisas Agropecuárias de Minas Gerais), Dr. Baldonedo Napoleão, para verificar a possível instalação de uma Fazenda Experimental da empresa em terras unaienses. As visitas foram satisfatórias e recompensadas nesta sexta-feira (23/10), quando estiveram em Unaí, pesquisadores da EPAMIG, região Centro Oeste, com sede em Sete Lagoas, senhores Waldir Botelho, Claúdio Manoel e Vicente Gontijo, que percorreram as instalações da Escola Agrícola de Unaí e ainda, da Fazenda Escola da FACTU, possíveis locais de instalação das unidades.

visita epamig 2Na comitiva que se formou estavam, representando a Escola Agrícola, o Professor Elói e a diretora, senhora Ordália Ribeiro, pela FACTU, estavam o coordenador do curso de Agronomia, Professor André e o diretor da instituição, Professor Adalberto Capanema. Pela Câmara Municipal, o vereador Euler Braga. As visitas visaram dar aos pesquisadores uma noção total de como estão as instalações oferecidas para que seja feito por eles um projeto de trabalho a ser repassado a diretoria da empresa que irá analisar as propostas e traçar uma meta onde as partes terão etapas a cumprir. A instalação de uma Fazenda Experimental da estatal mineira em Unaí esta sendo estudada de forma que ambas unidades sejam contempladas, quando uma será a sede e a outra, uma espécie de extensão. Segundo o pesquisador Waldir Botelho, tudo esta se encaminhando para um resultado positivo onde Unaí, com o passar dos anos, não terá apenas uma Fazenda Experimental, mas sim, irá se transformar em mais uma regional da EPAMIG, quando os trabalhos irão beneficiar toda a região. As pesquisas realizadas pela empresa vem de encontro as necessidades dos agricultores e pecuaristas que procuram a cada safra sempre melhores sementes e melhores formas de manejo e custeio de suas lavouras e pastos, adquirindo assim uma produção maior, melhor e, logicamente mais lucrativa.

visita epamigEuler Braga se sente orgulhoso em poder estar colaborando mais uma vez com o desenvolvimento de sua cidade e espera que dentro de 90 dias, como foi dito pelo senhor Waldir Botelho, Unaí possa estar recebendo os primeiros benefícios desta parceria que conta com a importante participação do Executivo. Uma vez que o município deseja a instalação de uma unidade da empresa e, a empresa por sua vez, querendo se instalar no município, não restou dúvidas a nenhuma das partes, pesquisadores e representantes do município, de que agora necessitam apenas de ajustes nos termos e procedimentos para que Unaí possa receber uma unidade da respeitada empresa de pesquisa agropecuária.