Unaí discute a vinda de um Centro para menores infratores

Nesta quinta-feira à noite, a Câmara Municipal de Vereadores de Unaí recebeu a população para uma audiência pública onde se discutiu a vinda de uma unidade de aprisionamento em forma de custódia para menores infratores. Autoridades e todos os setores ligados ao social, à criança e a juventude estavam presentes a importante reunião.

Testos para jornais

Com convite estendido a toda população por diversos meios de comunicação, a Câmara de Vereadores de Unaí realizou nesta ultima quinta-feira, dia 03 de julho, audiência pública para se discutir a aceitação, pela comunidade, da vinda de uma unidade que iria cuidar dos menores infratores.

O Centro Sócio-Educativo para Menores Infratores é de iniciativa do Governo do Estado, quando o governador Aécio Neves, pretende a longo prazo construir uma sociedade mais justa e honesta, prevenindo e auxiliando nos dias de hoje os menores infratores que, já constatado em pesquisas, a maioria se marginaliza por simples e pura falta de oportunidade. Para que esse trabalho de re-socialização dos menores possa ser realizado, várias unidades voltadas pra esse fim estão sendo construídas em toda Minas Gerais e a região Noroeste, a qual Unaí pertence e é cidade pólo, será contemplada com um Centro. Não se decidiu ainda se a unidade será instalada em Unaí ou na vizinha cidade de Paracatu.

Para se saber a opinião da sociedade sobre a aceitação ou não do centro no município, se reuniram todos os segmentos que lidam diretamente com com crianças e adolescentes, tendo a mesa sido formada por autoridades constituídas como prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores, entre conselhos de juventude , promotoria e Juiz da Vara da Infância e da Juventude, que ladeados por representantes da segurança do Estado e da Assembléia Legislativa, pelo deputado Delvito Alves, discutiram suas posições sobre a vinda do centro, sendo unanimidade a aceitação por parte de todos onde, uma vez assim, todos em comum acordo, criou-se uma comissão que ficará a cargo da Câmara Municipal de coordenar e, essa comissão, irá junto ao Executivo elaborar um meio de arranjar o terreno que é uma espécie de contra-partida do município para com o Estado, tendo o mesmo, o terreno, que medir no mínimo 20 mil m2.

Com aceitação popular e e o entendimento de todos segmentos ligados diretamente ao assunto, a definição agora fica por conta da Secretaria de Estado que irá analisar as propostas e decidir em qual município será instalado o Centro Sócio-Educativo para Menores Infratores.

Unaí ganha ponto, por desde 1995 estar pleiteando uma unidade desse porte e ainda por ser a cidade escolhida para sediar a RISP – Região Integrada de Segurança Pública, por possuir Corpo de Bombeiros e ainda por o município já estar acostumado com uma unidade de detenção muito mais rígido, a PAOJ. A recém formada Comissão irá se reunir com o Executivo ainda nesta sexta-feira.