Unaí consegue a liberação para um centro de Diagnóstico do câncer

por agnaldocaetano — publicado 01/08/2016 12h39, última modificação 14/08/2020 16h45
O crescente aumento de pessoas acometidas pelo câncer em nossa região, foi o que motivou o vereador Paulo Arara (DEM) e muitas entidades comprometidas a levantar a bandeira por um centro de diagnóstico de oncologia para atender, previamente, os pacientes antes que os mesmos sejam encaminhados para Barretos- SP. A documentação para que se obtivesse a liberação para o início da construção do centro de diagnóstico, já foi legalizada. Paulo Arara buscou apoio do Estado para conseguir a aprovação de um centro de oncologia para a cidade.

O parlamentar explicou que o principal problema é a demora no encaminhamento de uma pessoa com diagnóstico do câncer, que pode ser feito inicialmente por um exame de sangue comum.
O paciente até consegue ter acesso ao resultado do procedimento médico que indica a presença de marcadores tumorais no organismo, mas tem dificuldade em agendar consulta médica para fechar o diagnóstico nas unidades do município com a máxima urgência.
O vereador destacou que a saúde pública municipal, tem uma grande demanda – são mais de 80 mil habitantes, sendo que 70% dependem do SUS (Sistema Único de Saúde).
Os pacientes com suspeita de câncer são encaminhados para o hospital do Câncer em Barretos-SP. “Existe dificuldade enorme que foge da realidade municipal. O centro de oncologia seria essencial para ajudar no diagnóstico”, disse o vereador Paulo Arara.
CONTRIBUIÇÃO
O vereador conta com a ajuda e o apoio de todos os vereadores e do prefeito municipal Delvito Alves.