UMA NOVA ESPERANÇA PARA A UNIMONTES DE UNAÍ

por Daniel Salgado publicado 08/08/2023 15h35, última modificação 08/08/2023 15h37
Audiência Pública realizada na Câmara converte o clima de desânimo em otimismo para os alunos e professores.

O clima de desânimo que permeava o campus da UNIMONTES em Unaí deu lugar a um otimismo promissor na noite de ontem. O motivo, foi a realização de uma Audiência Pública, de iniciativa do vereador Rafhael de Paulo (PL), com o objetivo de discutir possíveis soluções para a permanência da universidade em nosso Município.

O Plenário da Casa ficou lotado de professores e alunos, sendo necessário até mesmo a montagem de um auditório especial no antigo PROCON (lugar destinado à construção do novo Centro Cultural da Câmara), com cadeiras e telão para transmissão ao vivo. A Reunião também pode ser acompanhada pelo site da Câmara, já que muitos dos interessados são de municípios vizinhos. Da mesa de honra fizeram parte, além do vereador autor do requerimento: o Segundo Secretário da Câmara Municipal de Unaí, Vereador Paulo Cesar Rodrigues (UNIÃO BRASIL); o Secretário de Educação, senhor Zeuman de Oliveira; a Pró-Reitora De Planejamento Gestão e Finanças a Professora Cláudia Tolentino Santos, representando o Reitor da UNIMONTES senhor Professor Wagner de Paulo Santiago; a Coordenadora de campi, a Profa. Dra. Keli Cristiane Eugenio Souto; a Secretária de Educação de Buritis Eliene Aparecida Teixeira da Silva; o Presidente da 27° Subseção da OAB/MG, doutor Gustavo Valadares e; a Professora Neuzani Branquinho, além dos vereadores da Câmara: Tião do Rodo (PSDB), Ronei do Novo Horizonte (SOLIDARIEDADE), Eugênio Ferreira (PMN), Diácono Gê (PSDB) e Cleber Canoa (CIDADANIA).

O CLIMA DE OTIMISMO NAS PALESTRAS

A medida em que o ciclo de palestras foi se desenvolvendo, desenvolvia-se também o otimismo dos presentes. Com certo ar de nostalgia, a Profa. Dra. Keli Cristiane contagiou a todos ao fazer um breve apanhado sobre a história da UNIMONTES. Histórias entrelaçadas de alunos, servidores e professores formaram os alicerces desta universidade, que foi considerada por muitos dos presentes como patrimônio de Unaí.

Em seguida, as alunas egressas Profa. Dra. Rosa Alda Souza Oliveira, Raynara Pereira Soares e Rafaela Silva dos Santos deram seu testemunho sobre os benefícios gerados pela UNIMONTES, tanto para o progresso de seus alunos, quanto para o desenvolvimento de seus familiares, do nosso Município e até mesmo da Região Noroeste.

O ciclo de palestras se encerrou com a apresentação do Prof. Mestre Wellington Fernandes Silva, que falou sobre o problema atual da universidade e apresentou uma proposta para a solução. Segundo ele, foram as parcerias com os municípios que viabilizaram a expansão da universidade e consequente vinda para Unaí há 20 anos. O Professor chegou a citar problemas estruturais básicos, como necessidade de reformas e acessibilidade, falta de equipamentos, segurança através de câmeras e policiamento, hospedagem para os professores e até mesmo poda de arvores. Concluindo, Professor Wellington solicitou ainda uma melhor divulgação da universidade pois, como foi demonstrado durante a palestra da Professora Keli Cristiane, muitos unaienses ainda desconhecem o campus da universidade em Unaí, ou os serviços por ela prestados.

Da parte do público, se manifestaram a professora Geralda Aparecida dos Reis; a servidora da GRS, Valéria Masumi Ioshinaga e; a professora Malu Ramos Silva.

Diante dos relatos e pedidos apresentados, a Pró-Reitora De Planejamento Gestão e Finanças, Professora Cláudia Tolentino Santos manifestou o interesse da atual gestão em fortalecer a UNIMONTES de Unaí. “Antes de decidir, pense no aluno”, foi sua frase de abertura. Em seguida, ela permeou pelos desafios a serem enfrentados para que a universidade cresça. Num discurso consonante com o do professor Wellington, a Pró-Reitora falou sobre a necessidade de parcerias, de apoio da comunidade e maior divulgação da instituição. Mas também deixou clara a intenção desta gestão de superar estes desafios, com vistas ao desenvolvimento da comunidade acadêmica e dos Municípios.