Um aterro sanitário de verdade para Unaí

Em busca de uma solução para o lixão de Unaí e sob determinação do presidente Hermes Martins Souto, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Unaí, representada pelos Vereadores Zé da Estrada e Olímpio Antunes, visita aterro sanitário de Uberlândia, que é considerado modelo, para nutrir de informações o Executivo local, que é o responsável pela obra.

O problema do lixão a céu aberto que existe no município de Unaí e que infelizmente acontece em quase todo município do país e do mundo lança uma pergunta. O que fazer com o lixo diário? Esse problema vem sendo discutido há anos sem que as sucessivas Administrações deem uma solução ao problema. Os anos vão se passando, a cidade vai crescendo e chegando cada vez mais próxima de onde se deposita diariamente nada menos que 40 toneladas de lixo in natura, tendo sido pouco reciclado e contendo ainda muita umidade. Esse lixo diário, coletado por empresa terceirizada, é depositado em um terreno de 11 hectares, 110 mil metros quadrados de amontoados de lixo que são vasculhados diariamente por cerca de 40 pessoas que tira dali, daquele local insalubre, o seu sustento. Existe no município de Unaí a AREUNA (Associação Recicla Unaí), que, como o próprio nome indica, tem por finalidade reciclar as sobras diárias e o faz com maestria, profissionalizando frentes e dando maior visibilidade e dignidade ao trabalho que passa a ser reconhecido por toda a comunidade que a ajuda em programa de coleta semanal organizado pela prefeitura. Diferenças que são analisadas não só no trabalho e tratamento pessoal, mas também nas finanças que aumentam consideravelmente e tendo o empregado/associado, um endereço definido de seu local de trabalho.

Os problemas existentes no lixão são o mau cheiro, as moscas, demais insetos e pequenos animais roedores e peçonhentos e, o maior incômodo, a negra fumaça que resulta das queimadas. Os catadores do lixão, colocam fogo nos amontoados para que percam umidade e espantem pequenos animais, facilitando a sua coleta. O mau cheiro e a fumaça são as campeãs em reclamação por toda a noite invadir as residências dos bairros próximos ao local (Canaã, Novo Horizonte, Iúna, Cidade Nova e D' Lourdes).

Muito discutido na Câmara Municipal, o problema precisou de uma solução que foi encontrada na cidade de Uberlândia, no Triangulo Mineiro, município que possui uma carga diária de 550 toneladas de lixo e possui um aterro sanitário modelo. Os vereadores Adriano Adjuto/Zé da Estarda e Olímpio Antunes, membros da Comissão de Meio Ambiente, estiveram no final de outubro visitando o aterro quando foram recebidos pelos senhores Eduardo Lima Santos, gerente de Engenharia e Projetos, Carlos Moreira da Silva, gerente Operacional e senhora Sávia Oliveira, Engenheira Ambiental. Com ótima recepção, os vereadores foram convidados a conhecer todas as instalações do aterro, seus procedimentos e processos até o resultado final. Controlado por empresa terceirizada, a Limpebrás, Uberlândia conta com postos de coleta seletiva, possui cinco associações recicladoras, eco pontos, que são unidades de recebimento de entulhos e derivados que são sistematicamente espalhados pela cidade, e ainda contam com um auto forno onde são queimados os matérias corrosivos e carcaças de animais. Ainda no aterro sanitário modelo, pode-se ver o recolhimento do chorume que é conduzido por canos até a lagoa de decantação de tratamento de esgoto da cidade e assim tratado. O aterro inicia ainda esse ano o aproveitamento do gás metano que será utilizado e gerará energia para uma população de 30 mil pessoas.

Clique aqui a assista o vídeo institucional da Limpebrás sobre o Aterro Sanitário.

Com a experiência de ter visto de perto o funcionamento de uma unidade que além de conter o avanço do lixo ainda produz rendimentos, os vereadores retornaram a Unaí com farto material que será repassado ao Executivo para que o mesmo possa verificar de que forma Unaí poderá ir adequando o seu lixão e transformá-lo em um aterro sanitário digno do município e de sua gente.

Sobre o assunto, falou o presidente da Câmara de Unaí, vereador Hermes Martins souto: “ Os problemas com o lixão municipal são discutidos nesta Casa há muito tempo. Voltamos a discussões com o vereador Edimilton Andrade que verificou os fatos narrados pelos moradores que reclamavam principalmente da fumaça negra que existe no local. Fizemos então um pedido a Comissão do Meio Ambiente que por intermédio dos membros, vereadores Adriano Adjuto/Zé da Da Estrada, Olímpio Antunes e Ilton Campos, fizeram diligências ao lixão, entrevistaram os catadores do local , verificando de perto suas necessidades, estiveram na AREUNA e por fim, visitaram uma unidade modelo de aterro sanitário. Como presidente estou satisfeito com o trabalho e temos a certeza de que o material a ser repassado a Prefeitura será de grande valia para seus projetos e assim, de acordo com suas previsões, dotar Unaí de um aterro sanitário compatível com sua população.” disse o vereador Hermes Martins Souto.

aterro uberlandiaaterro uberlandia2
aterro uberlandia3aterro uberlandia4