Sistema livre de informatização do Legislativo de Unaí serve de 'espelho' para o mundo

O servidor da Câmara Municipal de Unaí, Thiago Torres, ministra palestra, sobre o Caso de Sucesso na Migração para Software Livre, durante o II Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, colocando o nome Unaí como um dos pioneiros em tecnologia livre. O evento ocorreu em Brasília-DF, entre os dias 26 e 28 de agosto 2009, na Escola Fazendária - ESAF.

Há cerca de 30 anos mais ou menos, o mundo se curvou a novas tecnologias advindas da liberação e comercialização em grande escala de computadores pessoais. O problema encontrado por centenas de milhares de usuários mundo afora esta em como manter um equipamento altamente atualizado, contendo todas as novidades que o 'mundo' da Informática oferece quase que diariamente, sem custo. Os produtores particulares, como Windons por exemplo, a cada nova versão, a cada mudança, o usuário para adquirir um novo software deve pagar por ele. São os conhecidos softwares proprietários. As dificuldades estavam em acompanhar progresso e não ter custo. Desenvolvido pelo norte americano Richard Stallman, foi apresentado ao mundo um novo sistema livres de ônus, no qual o usuário pode alterar programas, reprograma-lo e ainda envia-lo a qualquer pessoa, a qualquer computador, sem que este tenham que pagar pelo softwere.

consegi10O Governo do Brasil, segundo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em seu depoimento na abertura oficial do Congresso Internacional, disse que o país levou cinco anos 'brigando' na Justiça para que pudesse ter o seu software livre e não mais pagar taxas de usuário.

consegi7A Câmara Municipal de Unaí, desde o ano de 2002, vem desenvolvendo junto ao SERPRO e a INTERLEGIS, parcerias que possibilitaram que hoje 75% de sua área de informática esteja sendo operada com software livre. Devido ser um dos pioneiros dessa iniciativa que aos poucos esta sendo seguida por todos, a Casa foi convidada para participar como palestrante do importante Congresso que contou com a participação de vários países da América Latina e Europa.

consegi1Na manhã de sexta-feira (28), o servidor Thiago Torres assessorado pelo colega Edson Ferrão, estiveram como palestrantes e falaram como é o dia a dia da Câmara de Unaí e como os custos foram reduzidos e a operacionalidade melhorada. Falou das investidas dos senhores presidentes dando destaque ao atual, Euler Braga, que no ano de 2007, quando também era presidente da Casa, deu carta branca para o desenvolvimento dos trabalhos por perceber na iniciativa uma forma de evitar custos e ainda ter uma tecnologia de alta qualidade. Não esperava o jovem vereador que o destaque fosse ter tamanha proporção, colocando Unaí na vanguarda dos acontecimentos informáticos.

consegi2A Câmara Municipal de Unaí deu início a migração para a plataforma livre em 1998. Hoje 63% dos usuários usam software livre. Thiago Torres mencionou que, além das vantagens do software - menor manutenção, segurança na rede, flexibilidade e economia - o compartilhamento é o grande diferencial. "Experiências e práticas bem sucedidas de algumas empresas - Interlegis, Serpro, Celepar - contribuiram para que implementassemos o SL na nossa prefeitura. A equipe é pequena, mas não teve medo de se capacitar e aprimorar seus conhecimentos e trocar ideias com outras pessoas para que este projeto se torna-se realidade. O segredo está na multiplicação do saber", avaliou Thiago. (Fonte: Imprensa_Consegi2009)

consegi5Na mesma palestra estavam representantes das cidades de Rosário, na Argentina e da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceara. A troca de informações e experiências favorecem para que os trabalhos comprovem a operacionalidade das novas ferramentas apresentadas e que de uma vez por todas, o mundo possa estar livre de software proprietários, compartilhando e aperfeiçoando novas técnicas . O presidente Euler Braga sobre a experiência, disse que para a Câmara de Unaí o convite para fazer parte de um congresso como esse não poderia ter sido melhor, momento em que agradece os senhores Luiz Claudio e Moisés, servidores do SERPRO que foram os responsáveis pelo convite ao perceberam que a Câmara de Unaí se destaca como uma experiência que deu e vem dando certo. “ É motivo de orgulho e otimismo . Orgulho por estarmos levando ao mundo o nome de Unaí e de nossa Casa. Otimismo por perceber que estamos no caminho certo e esperamos que em um futuro próximo, possamos estar operando com quase 100% de nossa operacionalidade informática com software livre, evitando gastos e tornando o mundo da comunicação on line mais próxima da população”. Disse emocionado o presidente do Legislativo de Unaí, vereador Euler Braga.