PROCON Câmara alerta: atenção aos golpes que têm enganado moradores de Unaí e região!

por Daniel Salgado publicado 27/08/2025 17h16, última modificação 27/08/2025 17h16
PROCON Câmara alerta: atenção aos golpes que têm enganado moradores de Unaí e região!

Nos últimos meses, o PROCON Câmara de Unaí tem recebido um número preocupante de denúncias de pessoas que caíram em golpes pelo WhatsApp ou por ligações telefônicas. Os criminosos usam cada vez mais a tecnologia para criar histórias convincentes e confundir as vítimas.

O golpe mais comum: o “falso advogado”

Campeão de reclamações em todo o Estado de Minas Gerais Infelizmente, o golpe do “falso advogado” tem feito muitas vítimas em nossa região. A abordagem segue quase sempre o mesmo padrão: o cidadão recebe uma ligação onde o criminoso se passa por advogado ou até mesmo oficial de Justiça. Ele também pode mandar mensagens dizendo que a vítima tem uma ação judicial com valores a receber. E aqui está o ponto mais importante: Para liberar o dinheiro, os criminosos pedem para que a vítima faça um PIX imediatamente.
Em alguns casos, chegam a enviar documentos falsos com timbre da Justiça e até áudios clonados por inteligência artificial simulando a voz de advogados reais. Só em 2025, a OAB-MG já registrou mais de 500 casos desse golpe no estado.

Outros tipos de armadilhas

Os bandidos ainda podem enviar Mensagens falsas com decisões judiciais através de arquivos em PDF e documentos forjados que parecem oficiais, usados para pressionar a vítima.

Em outra variação, eles podem aplicar o Golpe de “urgência familiar” onde o bandido faz ligações dizendo que um parente sofreu acidente ou foi preso e precisa de dinheiro para sair da situação.

Eles ainda se aproveitam da confiança que as pessoas têm em certos grupos para enviar mensagens (no próprio grupo ou de forma privada) fazendo promessas de vantagens financeiras rápidas, pedindo depósitos ou até abordando de forma mais violenta, com tentativas de extorsão.

Quais os riscos?

As vítimas não apenas perdem grandes quantias de dinheiro (alguns casos passam de R$ 5 mil) como também sofrem forte abalo emocional, principalmente idosos, que costumam ser os alvos preferidos dos golpistas.

Como se proteger?

  1. Desconfie de mensagens urgentes pedindo PIX ou depósitos.
  2. Confirme sempre diretamente com o advogado de confiança ou no fórum/local oficial.
  3. Guarde provas: prints, números de telefone, comprovantes.
  4. Registre um Boletim de Ocorrência o quanto antes.
  5. Compartilhe a informação com familiares e amigos — quanto mais gente souber, menos vítimas existirão.

O recado é simples: advogado não pede depósito por WhatsApp. Se receber mensagens suspeitas, pare, respire, desconfie e procure orientação.

PROCON Câmara de Unaí — Sempre ao lado do cidadão.