PLENÁRIA MUNICIPAL DO PARLAMENTO JOVEM REÚNE ESTUDANTES PARA DEBATER CULTURA E CIDADANIA

por Daniel Salgado publicado 26/06/2025 18h12, última modificação 26/06/2025 18h12

Na tarde desta quarta-feira, 26 de junho de 2025, o Plenário da Câmara Municipal de Unaí se transformou em um espaço de escuta, protagonismo e construção coletiva de ideias. A Casa Legislativa sediou a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas – edição 2025, reunindo estudantes do ensino médio, vereadores e representantes da Escola do Legislativo de Paracatu, que também faz parte do Polo Noroeste.

Com abertura oficial conduzida pela vereadora Professora Ivanilza Borges, presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Unaí e segunda secretária da Mesa Diretora, o evento foi marcado por falas de incentivo à juventude e à participação cidadã. “Vocês são o futuro do Poder Legislativo, de nossa querida Unaí e do Brasil. E este futuro começa agora”, destacou a vereadora, em consonância com o espírito formativo do projeto.

Durante a plenária, os próprios jovens assumiram a condução dos trabalhos, apresentando, defendendo e votando suas propostas dentro do tema “Juventude e Direitos Culturais”. As sugestões foram organizadas em três subtemas:

  1. A Juventude e a Cultura como Direito
  • Incentivo à moda sustentável e afro-brasileira.
  • Criação de jogos interativos sobre a história mineira.
  • Competições culturais e gastronômicas entre municípios.
  • Apoio à arte urbana, como grafite e música autoral.
  • A organização das políticas culturais e participação social
    • Criação de conselhos de jovens da cultura.
    • Oficinas de saberes populares.
    • Banco de oportunidades culturais.
    • Reconhecimento do rap como expressão legítima.
  • Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania
    • Valorização do patrimônio cultural rural e da juventude do campo.

    As propostas mais bem avaliadas pelos próprios estudantes serão levadas à próxima etapa do programa, representando o município de Unaí na Plenária Regional do Polo Noroeste, onde participarão jovens de outras cidades mineiras.