PARLAMENTO JOVEM RETORNA A UNAÍ

por Daniel Salgado publicado 27/03/2023 13h06, última modificação 27/03/2023 13h06
Cerimônia realizada na Câmara traz a juventude de volta ao Plenário unaiense.

A juventude unaiense retorna à Casa do Povo, com a volta do Projeto Parlamento Jovem a Unaí. Devido às restrições impostas pela pandemia e por outras questões administrativas, a comunidade unaiense ficou de fora do projeto por três anos. Entretanto, a nossa juventude mostrou que não perdeu o pique e veio com grande disposição ao Plenário para a Cerimônia de abertura do Parlamento Jovem em Unaí.

Todos os anos, ao final de cada edição, os jovens participantes escolhem o tema a ser abordado no ano seguinte. Em 2023, o tema escolhido foi “Jovem e Mercado de Trabalho”. Um tema perfeito para abrilhantar ainda mais o retorno de Unaí ao Projeto, já que foi sugerido por vários estudantes de nosso Município nas edições anteriores.

A solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Edimilton Andrade (UNIÃO BRASIL), e contou com presença da representante superintendência de Unaí, Malu Ramos; do Diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Unaí, senhor Luiz Claudio; do secretário Geral da Câmara, Thiago Martins; da aluna do ensino médio Ingrid Mikaelle, que representava todos os alunos e; do Professor Elói Castro. Participaram também os vereadores Tião do Rodo (PSDB), Diácono Gê (PSDB) e Dorinha Melgaço (UNIÃO BRASIL).

Para se inscrever no Projeto Parlamento Jovem 2023, basta estar cursando o ensino médio e entrar em contato com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Unaí, pelo telefone (38) 3677 – 0300.

SOBRE O PROJETO

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de educação política e cidadã realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com as câmaras municipais.

A edição de 2023 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) terá a participação de 150 cidades, sendo 43 ingressantes, divididas em 20 polos.

Os objetivos do Projeto são: estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio; propiciar práticas democráticas, por meio de estudos, pesquisas, debates e negociações; estimular o interesse dos jovens pela agenda sociopolítica de seu município e do Estado e; incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania.

O processo inclui teoria e prática. Ao longo do ano, os jovens alunos irão receber formações sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, tramitação de projetos, serviços públicos e, é claro, sobre o tema proposto.

Uma vez formados, os jovens parlamentares irão se reunir em grupos para a elaboração de propostas, que serão votadas pelos alunos nas etapas. Municipal, Regional e Estadual.