Nova Mesa Diretora eleita para o ano de 2026

por Daniel Salgado publicado 01/12/2025 18h55, última modificação 03/12/2025 15h51
Nova Mesa Diretora eleita para o ano de 2026

Mais uma vez, a Câmara Municipal de Unaí celebra a democracia com a eleição da Mesa Diretora que comandará os trabalhos legislativos em 2026. Durante a 12ª Reunião Solene, em conformidade com o Regimento Interno, os vereadores escolheram os colegas que coordenarão os trabalhos legislativos durante a Segunda Sessão Legislativa de 2026.

O pleito aconteceu após a 44ª reunião ordinária, sendo eleita a chapa incompleta formada pelos seguintes vereadores:

  • Presidente: Vereador Carlinhos Demóstenes (PL);
  • Vice-Presidente: Vereador Felipe Tá na Hora (PL);
  • Primeira Secretária: Vereadora Professora Ivanilza Borges (PL);
Também foi eleito, por candidatura individual:
  • Segundo Secretário: Vereador Nazareno Paulino (PRD).

A reunião foi conduzida pela presidente atual, vereadora Dorinha Melgaço (Republicanos). Cada vereador escolheu entre a chapa incompleta ou as candidaturas avulsas, não sendo permitido votar em dois candidatos para o mesmo cargo. A chapa vencedora obteve 10 votos dos 11 possíveis, superando amplamente a maioria absoluta necessária.

A eleição evidencia mais uma vez a união entre experiência e renovação. De um lado, o vereador Carlinhos Demóstenes (PL), que já exerceu o cargo anteriormente e busca a recondução com uma proposta de gestão experiente. Do outro, a renovação representada pelos vereadores de primeiro mandato Felipe Tá Na Hora (PL), Professora Ivanilza Borges (PL) e Nazareno Paulino (PRD).

Competências da Mesa Diretora

A Mesa Diretora é o órgão responsável por dirigir os trabalhos legislativos, aprovar o orçamento da Câmara, fiscalizar as ações do Executivo Municipal e tomar decisões que impactam diretamente os serviços públicos oferecidos à população unaiense. Entre suas principais atribuições estão promulgar emendas à Lei Orgânica, conceder licenças ao prefeito, fiscalizar a prestação de contas municipal e aplicar penalidades disciplinares aos vereadores.

Com mandato de um ano e possibilidade de recondução por mais um período consecutivo, os eleitos assumirão oficialmente após a última reunião ordinária de dezembro.